Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

INQUERITO
Como me tem chegado muitos pedidos de informação sobre vários temas, alguns deles estão em
http://www.mni.pt/, peço-vos que preencham este pequeno inquerito e se acharem pertinente alguma coisa aqui não mencionada, relatem-na. Mas por razões de privacidade mande sempre para o meu e-mail este inquérito.

Nome
Apelido

E-mail
Idade Sexo
Altura m (ex. 1,70m)
Peso kg (ex. 76,8 kg)


O seu objectivo é: Perder peso, Manter o peso actual, Ganhar peso, Outro (especifique)
O seu nível de actividade física é:
Inactivo:
Sedentário:
regular.
Ligeiro:
Moderado:
Activo:
Sofre alguma das seguintes patologias?
Hipertensão Colesterol alto Problemas de coração
Triglicéridos altos Obstipação/prisão de ventre ou outras (quais)

Tem Diabetes? Se sim, que tipo.
Diabetes Tipo 1 Diabetes Tipo 2 Hipoglicemia
Nome dos medicamentos que usa, e á quanto tempo
Tipo de defecação regular e duro, regular e mole, irregular (tempo)
Já tentou seguir algum plano de emagrecimento? E que plano
Sim, há menos de 4 meses. Sim, há mais de 4 meses. Não, nunca fiz dieta.
Gostaria de incluir álcool no seu plano de alimentação?
Sim Não
Se sim, quanto Álcool Por semana? 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (copos de 1.5 dl, e tipo de álcool)
Está grávida ou a amamentar?
Sim Não
O seu tipo de alimentação -Por favor descreva uma rotina semanal
Existe algum alimento que note que lhe cause algum tipo de reacção? Se sim especifique

Hipertensão em Bebés
Estudo associa antidepressivos em grávidas a hipertensão pulmonar permanente em bebésResultados publicados no New England Journal of Medicine Os bebés cujas mães tomaram antidepressivos durante o segundo semestre da gravidez têm seis vezes mais probabilidades de desenvolver hipertensão pulmonar permanente, afirmam os investigadores na edição do New England Journal of Medicine.
Os antidepressivos que causariam os problemas são chamados de inibidores selectivos de serotonina, adiantam os cientistas num editorial da última edição do jornal. "E este é o último de uma série de trabalhos sobre os efeitos secundários desses medicamentos em fetos" afirmou o James L.Mills. Mills é médico e membro do National Institute of Child Health and Human Development.
No estudo, foram entrevistadas 1213 mães. As mães de 14 crianças que eram portadoras de complicação pulmonar afirmaram ter tomado os medicamentos citados durante a segunda metade da sua gravidez. Através de cálculos, os cientistas referem que os antidepressivos aumentam em seis vezes o risco do aparecimento da patologia. Descobriram também que o risco não aumentava durante a primeira metade da gravidez ou em virtude do uso de outros antidepressivos sem os inibidores selectivos de serotonina.

TEMAS DA SAÚDE

Muito se tem debatido, e divulgado sobre temas relacionados com Saúde (e cada vez mais).
Basta-nos ver T.V. 80 % dos anúncios comerciais são de produtos com nutrientes ou agentes activos que prometem aliviar os sintomas das “doenças” mais comuns entre a população.
E até já as companhias de Seguros penalizam (e com alguma razão), quem é propenso ou tem “doenças” como hipertensão, diabetes e obesidade. (estima-se que em Portugal 50.000 pessoas com menos de 30 anos são diabéticos).
Pela ordem acima descrita vou tentar esclarecer os motivos que originam estas e outras Patologias.

-Hipertensão ou tensão alta – Na maioria das pessoas com pressão alta, não existe só uma única causa, são vários factores combinados. Muitos acreditam que é uma doença de “nervos” ou hereditária.
Também existem pessoas com a tensão demasiado baixa, estas têm mais sintomas.
Uma em cada sete pessoas têm hipertensão e estão em risco de sofrer de um enfarto do miocárdio ou um derrame cerebral (AVC).
Não é normal ter sintomas, por isso é uma “doença silenciosa”, a melhor maneira de saber é medi-la pelo menos 3 vezes por ano.
Os Fármacos ou outros agentes activos poderão controlar o problema.
Mas o melhor seria fazer algumas modificações no seu estilo de vida e alimentação.
O que é Hipertensão? - O coração é uma pequena e poderosa Bomba propulsora que fornece em média cerca de 5 L de sangue por minuto ao nosso organismo. O sistema de circulação sanguínea (artérias, veias, capilares e vasos sanguíneo), oferece uma certa resistência à passagem do sangue, por isso quanto mais obstruídas estiverem, maior será a pressão. Essa circulação é essencial para a nutrição (alimentação) e oxigenação de todos os órgãos do nosso organismo. Assim todos precisamos de uma certa pressão que garanta a circulação do sangue.
Quando o coração contrai, produz uma pressão denominada Sistólica (ou máxima); e quando se descontrai, produz a uma pressão mais baixa ou Distólica (ou mínima).
Ambas são muito importantes para determinar o risco de um ataque cardíaco ou um AVC.
A pressão normal de um adulto é cerca de 130/80 mmhg.
Se a pressão estiver persistentemente alta, poderá haver danos nos vasos sanguíneos, ocorrendo o endurecimento das artérias (arteriosclerose), podendo levar prematuramente a um ataque cardíaco ou um AVC.
A pressão aumenta à medida que envelhecemos pelo “entupimento” do sistema sanguíneo, por isso é que “ganhamos” falta de vista, por os olhos terem um grande número de vasos e capilares sanguíneos que são os primeiros a “entupir”.
Normalmente são as pessoas sempre bem dispostas e aparentemente sadias que têm a pressão mais alta.
É um problema cada vez maior, pois traduz-se numa morbilidade e mortalidade crescente, pois não tem sintomas prévios importantes para o portador dar-lhe a atenção que merece, e é perfeitamente evitável e até com qualquer tipo de alimentação desde que haja um balanço nutricional adequado a cada caso.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

GRIPE DAS AVES
A gripe das aves é uma doença contagiosa dos animais, causada por vírus que, geralmente, infectam apenas aves e, mais raramente, os porcos. Pensa-se que todas as espécies de aves são susceptíveis à infecção, mas as aves de capoeira são mais vulneráveis e a doença pode rapidamente atingir proporções de epidemia. A doença manifesta-se de duas formas nas aves; uma que apenas provoca alterações nas penas e reduz a produção de ovos. A segunda manifestação é muito mais preocupante: extremamente contagiosa e rapidamente fatal, com uma morbilidade dequase 100 %, foi referida pela primeira vez na Itália, em 1878. A gripe da aves circula entre os animais por todo o mundo. Algumas aves, sobretudo as aquáticas, são hospedeiras do vírus e espalham-no, através da saliva, secreções nasais e fezes.
Quais são os principais sinais da doença nas aves?
Apatia muito evidente, dificuldades respiratórias, corpo em bola, penas eriçadasa ssociados a queda da produção (ovos) e elevada mortalidade.Muitas vezes, o animal portador não fica doente, mas pode transmitir a gripe a outras aves. As aves domésticas podem ser infectadas através de contacto directo com animais doentes ou pelo contacto com superfícies (p.ex.: gaiolas) ou materiais (p.ex.: água ou alimentos), contaminados com o vírus. O vírus transmite-se facilmente? Entre as aves, sim, por isso as medidas de segurança europeias incluem o abandono da criação de aves ao ar livre, onde podem mais facilmente entrar em contacto com aves selvagens que transportem o vírus. Como se transmite o vírus para as aves ? A principal via de transmissão são as aves migradoras e pessoas que tiveramcontacto com aves infectadas, através da roupa, calçado, mãos ou pele, estas pessoas podem disseminar o vírus para as aves. Existe risco do homem contrair esta doença ? O risco é baixo. Até o momento, só ocorreram casos em pessoas que tiveram contacto directo com aves doentes. Não foi comprovado qualquer caso de contaminação através do consumo de carne de aves e ovos. Mas dificilmente oH5N1 se transmite ao homem, porque é ainda um vírus adaptado às aves. É precisohaver um contacto muito próximo com as aves, e em especial com as suas fezes ou outros materiais biológicos, como sangue. Mercados onde se vendam aves vivas e quintas onde exista criação, em especial se misturadas com outros animais, são os ambientes onde o risco de transmissão é maior. O vírus pode transmitir-se através de inalação, ou pelos olhos. Lavar bem as mãos antes de as fazer entrarem contacto com o rosto é uma medida de higiene sempre acertada.O vírus é destruído a temperaturas superiores a 70 graus Celsius, pelo que aAssociação Portuguesa de Segurança Alimentar aconselha a cozinhar a carne e os ovos a temperaturas superiores. - embora não haja indícios de que o vírus H5N1 se transmita por via alimentar. Há várias pistas para garantir que os alimentos foram cozinhados a uma temperatura suficiente: a carne deve mudar de cor e, no caso do frango ou outras aves inteiras, pode-se espetar a zona mais espessa da perna com uma faca limpa, até que saia o suco. Este não deve conter fragmentosavermelhados ou rosados. Se o molho de um assado se encontra claro(sanguinolento ou rosado) é sinal de que não se atingiu a temperatura apropriadano seu interior. Os ovos devem ser cozinhados até que as claras e as gemas estejam duras. Existe esta doença em Portugal ? Não existem registos de que a doença tenha ocorrido na avicultura portuguesa. Apossibilidade de chegar ao nosso país é de momento é uma hipótese remota. Porém, o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, adopta por rotina uma série de medidas para evitar a entrada da gripe aviária no território nacional . Seguindo os rotas de aves migratórias, já se verificou a ocorrênciade casos entre as mesmas em França.Não existe uma vacina para a gripe das aves provocada pelo vírus H5N1, visto só ser possível fazê-la depois de ser conhecida a variante humana - prevê-se que esteja pronta seis meses após o aparecimento de uma possível pandemia.Assim, a Organização Mundial de Saúde recomenda que os grupos de risco, crianças, idosos e trabalhadores de saúde, sejam vacinados contra a gripe, evitando os surtos "normais" e a hipótese de que um vírus de H5N1 se encontre dentro de um hospedeiro com um vírus de gripe humana. Neste caso, como foi dito anteriormente - seria muito provável a pandemia. Nos países onde já está instalada a gripe das aves, a Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas que trabalham com aves domésticas sejam tambémvacinadas.Nos países onde ainda não há notícia de casos de gripe das aves, recomenda-seque a criação esteja dentro dos currais, evitando o contacto com as aves migratórias - os prováveis transmissores da doença. Há medicamentos eficazes? Já há alguns anos que existem no mercado dois fármacos antivirais usados para diminuir os efeitos da gripe.Mas não vale a pena correr às farmácias para fazer stocks de antivírus em casa, pois a sua aplicação deve ser feita num período muito específico e, em caso de epidemia, não adianta tomar os comprimidos todos que tiver em casa para se proteger. Aliás, bastará que algumas pessoas os tomem para controlar a dispersão da infecção, mas essa decisão terá de ser tomada pelas autoridades sanitárias, com base em modelos epidemiológicos. Saiu na imprensa diária que caso se encontre alguma ave morta na via pública sedeve avisar de imediato a Inspecção-Geral de Veterinária para recolha eposterior análise do animal e NUNCA TOCAR no mesmo.Falam de pardais, pombos, perdizes, garças e principalmente patos, cegonhas egaivotas, os mais prováveis portadores do vírus da gripe das aves.
Para tal, aqui fica o contacto - Por favor divulguem.
LINHA VERDE DE EMERGÊNCIA DA GRIPE AVIÁRIA800 207 275 - dias úteis das 8:00 às 20:00

OUTRO DESAFIO
-Porque é que as "dores nas costas", são da posição de dormir muito, de dormir pouco,de trabalhar muito, de não trabalhar, deestar muito tempo sentado, de estar muito tempo de pé, de tudo e de nada?
Irão dizer que cada uma é diferente, exacto, mas a origem é quase sempre a mesma, com a idade o nosso metabolismo vai ficando carente de certos nutrientes que quando eramos novos tinhamos e suportávamos tudo e agora já não.

MAIS DOIS DESAFIOS
Gostaria que dessem opiniões
-Porque acham que cada vez temos mais doentes, mais médicos , mais hospitais e mais filas de espera?
- O mesmo, porque é que os doentes que começam a usar fármacos sintetizados ou naturais (Farmácia e Ervanárias), só vão aliviando os sintomas e nunca mais ficam como eram ?

OPINIÕES
Todos temos o direito e dever de ter opiniões, mas o que são opiniões?
A minha opinião é que as opiniões são fundamentadas naquilo que sabemos ou que pensamos que sabemos.
A história revela que grandes Movimentos culturais da Humanidade traçaram o seu caminho baseado em opiniões fundamentadas ou não, mas com todo o poder das suas influências. Resumindo uma opinião é sempre válida ! Só depende de onde é fundamentada.
Exemplo: Teorema de Pitágora, as opiniões na altura foram muitas , mas hoje prevalecem os factos, tal como Galileu e muitos outros. Pois contra factos não há argumentos, mas os factos tambem podem ter diversas interpetações.
Mas o que pretendo como objectivo final, é tentar transmitir que, a maior parte daquilo que pensamos que sabemos, estamos a transmitir às gerações vindouras, isto é , estamos a criar um mundo de doenças variadas e novas, e não estamos a resolver as causas, mas atenuar ou fazer que os sintomas das consequências desapareçam, em vez de irmos atacar directamente as causas. Porque acham que cada vez mais os produtos alimentares são sintetizados ,e depois colocam-lhes nutrientes que fazem bem a isto e áquilo?
As respostas bem vindas, poderão ser opiniôes ou factos, mas repito que os factos podem ter várias interpetações.

Dietas ou Alimentação Nutricionalmente equilibrada
Há muito que o tema das dietas "milagrosas", de água de fruta, de fome, disto e daquilo, etc, são discutidas cada uma com o seu fundamento, admito, mas quanto á sua eficácia a médio e longo prazo é que as suas eficácias são diferentes.
Quero esclarecer de forma práctica o que é uma dieta saudável. Atenção que Dieta não é sinónimo de fome, mas de uma alimentação racional e equilibrada.
Ora bem, para se adquirir e/ou manter um peso saudável é necessário o equilibrio das calorias consumidas e gastas com nutrientes essênciais.
Quero deixar bem claro, que se reduzir só calorias será óbvio que existirá uma perda de peso, mas geralmente tambem de saúde.
Mas se reduzir calorias, em geral nas dietas hipocalóricas andam na média de 1100 kcal/dia, tambem se reduzem muitos nutrientes essênciais ao funcionamento do metabolismo. Então como se faz? estarão perguntando aqueles nisto interessados. É simples, mas cada caso é um caso por isso terá que ser tratado como tal, para poder garantir uma perda e/ou aquisição de um peso saudável. No caso de perda de peso, se a dieta contiver os nutrientes adaptados á pessoa, nem as "peles" irão sobrar, como é hábito nas dietas hipócaloricas, pelo contrário a pele fica tonificada e sedosa, bem como os cabelos e unhas. A nossa boa aparência é sinónimo de saúde.
Terei todo o gosto em ajudar caso a caso, mas a idéia é perceberem que produtos milagrosos, sejam quimicos ou naturais têm efeitos colaterais por vezes imprevistos.


Aumenta número de novos agentes patogénicos de origem animal

Dados da conferência anual da Associação Americana para a Promoção da Ciência

O número de novos agentes patogénicos causadores de infecções humanas, cuja maioria é de origem animal, aumentou nos últimos 25 anos, um tendência considerada inquietante pelos epidemiologistas no contexto actual da gripe das aves. Nos últimos 25 anos foram isoladas e documentadas 38 novas espécies de agentes patogénicos responsáveis por infecções humanas, como o vírus da sida (VIH) ou da síndrome respiratória aguda (SRA), segundo apresentou Mark Woolhouse, investigador da University of Edimburgo, durante a conferência anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS), que decorreu no passado fim-de-semana em Saint Louis, EUA. O mesmo perito citou também a versão humana da doença das vacas loucas, a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), provocada por um prião (uma proteína). Quase dois terços dessas 38 novas variedades são vírus ARN, dotados de um pequeno genoma e de uma taxa de mutação rápida, explicou este epidemiologista na conferência. Estes vírus são diferentes dos 1.407 outros vírus, bactérias, protozoários e bolores conhecidos que podem provocar diversas infecções no homem, 58 por cento dos quais provêm de animais.
Fonte: Lusa

Não se têm certezas, mas suspeita-se que a produção industrial de alimentos para poder-se abastecer as populações da forma mais lucrativa e económica, poderá ter influência.

Vou tentar resumir o que é Alimentação e de que forma vai contribuir para a Saúde, pois é um tema demasiado vasto para ser exposto de uma forma breve e suscinta, mas mesmo assim vou tentar.

As proteinas são sintetizadas a partir de um vintena de amino-ácidos.
No individuo adulto que tenha um peso saudável, deve ser ingerida uma quantidade de amino-ácidos equivalente á que foi catabolizada e eliminada. O Homem adulto saudável tem uma necessidade estimada em 0.8gr/Kg por dia. Durante a infância, amalnutrição proteica é um problema muito grave, e com o avançar da idade, devido á capacidade de filtração, deveria diminuir, mas num sentido equilibrado.
As gorduras ou lipidos são os maiores constituintes do nosso organismo para o fornecimento e/ou armazenamento de energia.
As gorduras "escondidas" nos alimentosde origem animal e os alimentos gordos fornecem-nos 30 a 40 % da dose energética total diária.
O efeito dos lipidos em excesso está directamente ligado a doenças cardiovasculares e obesidade. As matérias gordas no organismo têm duas origens : alimentação e figado.
Os ácidos gordos constituintesdos lipidos classificam-se em ácidos gordos saturados e ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados. As gorduras animais são muito ricas em +acidos gordos saturados, mas os peixes em ácidos muito insaturados, que têm propriedades biológicas muito interessantes . EPA e DHA
Determinados ácidos gordos são os constituintes essênciais das membranas celulares e permitem a formação de mediadores muito reactivos, implicados nas múltiplasfunções celulares ( coagulação, pressão sanguinea, resposta imunitária, inflamação, lipólises, etc ), o que os torna indispensáveis.
Os ácidos gordos no entanto podem sofrer "ataques" oxidativos quando estão mal protegidos.
Nos Países indústrializados, onde a alimentação é rica em gordura e pobre em vegetais, a incidência de cancros do colon e das doenças cardiovasculares é muito superior aos Países pouco industrializados.
Devido á longevidade humana, o metabolismo energético está directamente ligada á origem de diversas patologias variadas ( diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, etc), os factores nutricionais e ambientais têm uma influência determinamte na sua evolução. Nas sociedades industrializadas onde os alimentois são ricos em energia e "vazios" em nutrientes, onde o modo de vida sedentário é frequente, o nº de doenças ligadas á sua utilização aumenta a um ritmo alarmante.

Brevemente vou continuar o seguimento deste tema

SABIA QUE...Nós somos o produto daquilo que comemos,fazemos e pensamos ?

SABIA QUE...Que alguns dos produtos mais populares a partir de 2003, foram aqueles que continham aloés vera , omega-3 e outros nutrientes ?
- A indústria alimentar factura mais com a adição de suplementos ?
- E que cada vez mais temos mais morbilidade e mortalidade por excesso de alimentação ?

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Agradecimento
A alteração feita ao aspecto estético e funcional deste blog, deve-se á Ana Pinheiro que foi simplesmente espectacular, não deixem de visitar "O Meu Mundo" http://mundomulticolor.blogspot.com/ , pois ela mereçe que conheçam a sua sensibilidade e bom humor para encarar o "Mundo"

Um pouco de historia
A humanidade sempre procurou a melhor forma para combater as enfermidades, e em toda a sua evolução prevaleceu e prevalece as formas mais lucrativas de as tratar, a questão é: será a melhor forma? Vou demonstrar que é na nutrição que será o futuro do alcance de uma maior longevidade saudável. Estarei receptivo a esclarecer os mais cépticos as suas dúvidas e opiniões.

TRATAMENTOS E NÃO A CURA
É muito mais lucrativo manter as pessoas vivas muito mais tempo, independentemente da sua qualidade de vida e dos tratamentos que têm de seguir do que não terem doenças.Isto é, hoje em dia todos sabemos que o excesso de peso e a obesidade é uma epidemia a nivel mundial, e que acarreta o surgimento de inumeras outras doenças. Com efeito a nossa medicina quimica e tecnológica tem todo o seu louvor em remediar o que já está feito, mas nada faz para evitar os problemas. Porque será que existem bons médicos com problemas de Saúde? Porque pura e simplesmente não foram formados para evitar as doenças, mas para aliviar os sintomas e não eliminar as causas.

Reumáticos?

Não está provado quais as origens das doenças do foro reumático, e acabamos sempre por ouvir dizer que não se conhece a origem e que esta pode ser hereditária. Com efeito isto tem a sua verdade , pois a hereditariedade é "transmissivel", mas não é crónica. Sabe-se que os filhos de pais obesos têm tendência a sê-lo, tal como os filhos de tóxicodependentes têm problemas de saúde associados a esse factor. Então é assim, se os nossos pais tiveram uma alimentação desregrada, nós "levamos" com isso, é uma questão de tempo. O corpo deixa de produzir determinadas substancias (inclusive nutrientes) com o avançar da idade, quando atingimos os 20 anos que glucosamina deixa de ser produzida então existem muito mais probabilidades de desgaste de articulações, tal como a osteoporose tem origem na deficiente fixação de cálcio. É normal que alimentos ricos em cálcio travem o ciclo, mas há pessoas que não toleram a lactose do leite e derivados. Então como fazer ? Contacte luiscapucho@hotmail.com

As Descobertas da "Pólvora"

Cada vez mais as noticias começam a falar de Saude, Descobertas e Inovações nessa àrea, e até já se começa a descobrir a "pólvora" do poder e influência dos nutrientes contidos nos alimentos. Mas continua-se a evitar falar na causa da maior parte das doenças que poderiam ser evitadas e resolvidas com essa "pólvora" que afinal já é utilizada de uma forma racional, eficaz e segura em todo o mundo, mas para um pequeno grande grupo de "eleitos"?.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

IMAGINE ESTAR DOENTE SEM SABER PORQUÊ .
Imagine ter uma sede terrivel, tonturas ou momentos de extremo cansaço e/ou debilidade ou estranhas ânsias, para que depois lhe digam "não há nada de errado com as análises". A moderna técnica de diagnóstico em toda a sua sapiência não foi projectada para a origem das causas mas para as consequências finais.
A formação da medicina altamente especializada, esqueceu-se que precisamos de "combustivel" para "funcionarmos" eficazmente. Por exemplo um paciente com uma insuficiência pancreática, talvez possa estar a chorar a perda recente de ente querido e, como consequência estar sob um profundo stress - um estado que afecta o pancreas e não só!
As análises laboratoriais indicariam principio de diabétes.
O problema de todos nós, é que quando nos sentimos bem, nem imaginamos o que é sentirmos-nos mal. Então será que não vale a pena prevenir?
O mundo médico ortodoxo reage mal a procedimentos para a prevenção de doenças futuras, quando um paciente aparenta estar completamente saudável. Isto acontece provávelmente porque a sua formação é para o tratamento dos sintomas da doença e não para a sua prevenção.
Diabétes é um optimo exemplo desta forma de pensar e agir. Um diabético pode ser tratado com insulina para ir atenuado o problema, ao passo que um individuo que ainda não tenha e a isso seja propenso (ter um IMC elevado e/ou um perimetro de cintura anomal), pode preveni-la simplesmente com uma dieta( não é passar fome, é a alimentação adaptada a cada individuo).
As carências nutricionais, aliás como se sabe, provocam indesejáveis distúrbios do metabolismo e consequências tanto a nivel fisico como na personalidade e temperamento da pessoa.
Uma criança irritável, que chora quando lhe pegam ao colo e que é dificil de alimentar, pode ter uma carência de vit.C
Em resumo a Nutricêutica no seu aspecto técnico e ciêntifico consiste na aplicação das aquisições que lhe são fornecidas pela fisiologia, nutrição, quimica, biologia, patologia, economia, simplicidade, etc.
Senão como se poderia alimentar um ser vivo no Espaço por longos periodos, e garantir o seu desempenho fisico e intelectual ?