Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Vou tentar resumir o que é Alimentação e de que forma vai contribuir para a Saúde, pois é um tema demasiado vasto para ser exposto de uma forma breve e suscinta, mas mesmo assim vou tentar.

As proteinas são sintetizadas a partir de um vintena de amino-ácidos.
No individuo adulto que tenha um peso saudável, deve ser ingerida uma quantidade de amino-ácidos equivalente á que foi catabolizada e eliminada. O Homem adulto saudável tem uma necessidade estimada em 0.8gr/Kg por dia. Durante a infância, amalnutrição proteica é um problema muito grave, e com o avançar da idade, devido á capacidade de filtração, deveria diminuir, mas num sentido equilibrado.
As gorduras ou lipidos são os maiores constituintes do nosso organismo para o fornecimento e/ou armazenamento de energia.
As gorduras "escondidas" nos alimentosde origem animal e os alimentos gordos fornecem-nos 30 a 40 % da dose energética total diária.
O efeito dos lipidos em excesso está directamente ligado a doenças cardiovasculares e obesidade. As matérias gordas no organismo têm duas origens : alimentação e figado.
Os ácidos gordos constituintesdos lipidos classificam-se em ácidos gordos saturados e ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados. As gorduras animais são muito ricas em +acidos gordos saturados, mas os peixes em ácidos muito insaturados, que têm propriedades biológicas muito interessantes . EPA e DHA
Determinados ácidos gordos são os constituintes essênciais das membranas celulares e permitem a formação de mediadores muito reactivos, implicados nas múltiplasfunções celulares ( coagulação, pressão sanguinea, resposta imunitária, inflamação, lipólises, etc ), o que os torna indispensáveis.
Os ácidos gordos no entanto podem sofrer "ataques" oxidativos quando estão mal protegidos.
Nos Países indústrializados, onde a alimentação é rica em gordura e pobre em vegetais, a incidência de cancros do colon e das doenças cardiovasculares é muito superior aos Países pouco industrializados.
Devido á longevidade humana, o metabolismo energético está directamente ligada á origem de diversas patologias variadas ( diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, etc), os factores nutricionais e ambientais têm uma influência determinamte na sua evolução. Nas sociedades industrializadas onde os alimentois são ricos em energia e "vazios" em nutrientes, onde o modo de vida sedentário é frequente, o nº de doenças ligadas á sua utilização aumenta a um ritmo alarmante.

Brevemente vou continuar o seguimento deste tema

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Comjá deves ter lidono meu blog sou professora de Matemática, no entanto também tirei um curso de Ciências e outro de Engenharia Agro-pecuária que não exerço na altura.
Os temas que abordas são-me muito familiares devido à licenciatura em Ciências e, na minha opinião, estão bem estruturados.
Penso, porém, que deverias acrescentar algumas imagens alusivas aos posts que fazes pois isso tornaria o teu blog mais atractivo para os leitores...

1:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home