Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

quinta-feira, março 30, 2006

PERCURSOS PARA A SAÚDE

Ataques de coração, tensão alta, tromboses, diabetes, osteoporose - são das causas mais comuns de doença e morte - todas parecem ter a mesma origem em dois fenómenos universais. O primeiro é a plasticidade durante o desenvolvimento do feto, a resposta individual do que é um "parasita" muito sofisticado (desculpem o termo bizarro), que tem de responder ás condições nutricionais da grávida para se poder desenvolver.
"Esta plasticidade maravilhosa, a habilidade que têm as coisa vivas de desenvolver estruturas e funções que lhes permitem resolver os problemas levantados pelas peculariedades locais, tem sido uma fonte interminável de surpresa", escreveu René Dubois.
Tal como Darwin, muitos anos antes, interrogava-se porque seria que os animais com pêlo mais espesso viviam em climas mais frios. Dubois reconheceu a dupla acção dos genes e plasticidade em responder aos desafios de um ambiente sempre em mudança na vida. Está de acordo como a teoria da história da vida, de que a subnutrição no útero e durante a infância tem custos a longo prazo, as quais incluem limitações fisicas prematuras, doenças e a morte por causas "crónicas".
Começamos agora a perceberos processos biológicos que fazem funcionar o metabolismo, e como ele torna o individuo vulnerável a influências como obesidade e outras patologias muito mais tarde.
O segundo fenômeno por trás das "doenças", que irão incapacitar e matar tanta gente é o crescimento rápido compensatório, a habilidade de crescer rápidamente a seguir a um periodo de subnutrição. Há poucas coisas vivas a crescer o mais depressa que podem, pois os custos do crescimento muito rápido não compensam.
Para os seres humanos, o custo parece ser as "doenças crónicas" no final da vida, mas tambem não sabemos ainda muito sobre esses processos biológicos, enveredámos por processos quimicos sintetizados.
Se lhe parece impossivél, ou menos implausível, que o crescimento possa fazer mal, então anule a sua intuição e o que pensa que sabe. Pesquisas sobre o bócio, o crescimento deformante da glândula tiróide que acompanha a falta de iodo, ficarm anos em suspenso, porque as pessoas não conseguiam acreditar que uma deficiência pudesse causar inchaço.
Muitas vezes o que nos parece impossivel é mesmo como as coisas são, Expl: Todos os anos no Outono a andorinha do Árctico, deixa a tundra do pólo Árctico, onde procria e voa até ao Antárctico, onde passa o Inverno, e de seguida voa até ao Árctico no Verão seguinte. Só faz 36000 Km por ano, o perimetro do planeta. E vamos lá tentar compreender esta atitude, mas acredito que não há nada que não tenha uma razão de ser, temos é que a saber procurar.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

um blog diferente que alerta para os problemas de saude, gostei de ler, e a pergunta impõe-se trabalhas nesta área?
obrigada pela tua visita.
um beijo pensadora

7:17 da tarde  
Blogger Angela Ursa said...

Olá, Luis! Vim retribuir a sua visita ao meu blog e agradecer pela oferta de ajuda em relação ao meu problema de deficiência de ferro. Escreverei por e-mail a você. Seu blog é muito interessante e rico de informações. Parabéns! Concordo com você em relação à importância da alimentação equilibrada. Abraços da Angela :))

10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é bem

4:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home