Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

segunda-feira, março 27, 2006

Alimentação Saudável

Desde há muito tempo que o homem associa a nutrição à saúde preocupando-se com a influência dos alimentos no nosso organismo. Actualmente, a alimentação – relativamente à saúde – adquiriu um papel fundamental na qualidade de vida dos cidadãos. Neste sentido, a alimentação, os avanços na nutrição e a tecnologia dos alimentos desempenham um papel muito importante permitindo o estudo da relação da dieta saudável e a prevenção e/ou resolução de distúrbios ( doenças ) cardiovasculares, cancro, obesidade, entre outras . Hoje em dia está estabelecido que o consumo de gorduras saturadas e de colesterol relaciona-se com os distúrbios cardiovasculares. Foi também objecto de inúmeros estudos a existência de antioxidantes na dieta como um factor protector face às doenças oncológicas, ou o papel de algumas vitaminas ou minerais em algumas distúrbios. A investigação em nutrição clínica proporcionou a utilização de novas terapias dietéticas no tratamento de diversas distúrbios como a hipertensão arterial, hipercolesterolemia, insuficiência renal, perturbações do metabolismo, diabetes, obesidade, etc.
Genericamente, um alimento é tudo aquilo que, sólido ou líquido, se pode utilizar para o consumo e a alimentação humana. Os nutrientes são os componentes dos alimentos que o organismo utiliza para obter energia, construir e reparar as suas estruturas, bem como regular as várias funções vitais. Existem 6 tipos de nutrientes nos alimentos:

Hidratos de carbono
Proteínas
Gorduras
Vitaminas
Minerais
Água

Uma alimentação saudável resulta da combinação adequada destes nutrientes. Assim, os hidratos de carbono são a principal fonte de energia na alimentação humana, dividindo-se em:

Hidratos de carbono simples ou açúcares (açúcar, mel, marmelada, bolos, a fruta etc.)
Hidratos de carbono complexos ou amidos (pão, massa, arroz, as batatas, os legumes etc.)
Fibras(verduras, hortaliças, legumes)

As gorduras ou lípidos são os nutrientes que mais energia fornecem ao organismo. Entre as gorduras distinguem-se os seguintes tipos:

Gorduras saturadas (vaca, porco, cordeiro, produtos lácteos gordos, manteiga, enchidos etc.)
Gorduras insaturadas (óleos de sementes, azeite, frutos secos, peixes etc.)

As proteínas têm uma função plástica e reguladora. Estas substâncias são necessárias para a formação da maioria das estruturas do nosso corpo. Estes nutrientes podem classificar-se em:

Proteínas de origem animal (carne, enchidos, vísceras, peixes, mariscos, ovos, leite e seus derivados)
Proteínas de origem vegetal (legumes, os cereais etc.)

As vitaminas são nutrientes essenciais, que actuam como elementos reguladores no organismo. Os nutrientes essenciais só se podem obter através da alimentação, ou seja, o organismo é incapaz de os produzir por si mesmo. As vitaminas podem ser de dois tipos:

· Vitaminas hidrossolúveis, ou seja, dissolvem-se na água.
· Vitaminas lipossolúveis, ou que se dissolvem na gordura.

Os minerais, são os elementos inorgânicos da dieta e caracterizam-se por serem de dois tipos:

· Macrominerais, existem em maior concentração no organismo
· Microminerais, existem em menor concentração no organismo

A água constitui o principal componente do ser humano chegando a atingir cerca de 55-70% do nosso peso corporal e cerca de 90% do sangue.

Nenhum alimento possui todos os nutrientes (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, minerais e vitaminas) em quantidades suficientes para satisfazer as necessidades do organismo, daí a importância de fazer uma alimentação variada e equilibrada.

Uma afirmação consensualmente aceite é:

“Quanto mais cor existir na mesa, mais variada e equilibrada é a alimentação e por isso mais saudável”
Por isso a O.M.S. substituiu a antiga Piramide dos alimentos, por outra que já contempla suplementos alimentares, alcool e exercicio fisico.
No entanto ao longo da idade vamos adquirindo carências nutricionais que consequêntemente irão provocando os mais variados distúrbios no metabolismo, e erradamente vamo-nos socorrer de drogas quimicas e/ou naturais para suprimir os sintomas e não eliminar as causas. Acabando estas por nos prolongar, por vezes um pouco mais a vida mas com que qualidade?
A verdade é que qualquer distúrbio (doença) demora por vezes anos a manifestar-se, e só quando nos incomoda, é que queremos rápidamente deixar de ser "incomodados", aí as drogas são eficazes, mas acabam sempre por ir provocar outros distúrbios que inicialmente não existiam e acabam por ser para o resto da vida.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Luis,
O prometido é devido.
para adicionares o premio no teu blog, fazes o seguinte:
1º. Copias o scrip no site onde eles te indicam
2º Abres o blogger, e depois de introduzires a pass, abres o separador que diz Template/ Modelo
3º. Aí, Ves o sitio onde queres alojar a imagem e copias o script nesse sitio. Antes de gravares, clica em Preview/ Visualização, se gostares, óiptimo, gravas, caso contrário, vais expeimentando até encointrares o local indicado.
Alguma duvida, já sabes a minha "morada".
Beijo terno.

9:38 da tarde  
Blogger Luna said...

Obrigado pela visita, tens aqui um espaço muito saudavel, gostei , vou aparecer mais vezes.

10:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home