Talvez Ridículo
A apneia do sono é a principal doença hipersónica (excesso de sonolência) e afecta pelo menos meio milhão de portugueses, na maior parte dos casos homens com mais de 40 anos.Os sintomas vão sendo cada vez mais evidentes. Começam por ressonar, urinar demasiado, ter crises de sufocação e chegam à impotência sexual. Os fumadores e as pessoas com excesso de peso, especialmente as hipotiróidicas, estão mais expostas.
Podemos pois dizer que um doente com apneia de sono adormece, pára de respirar, acorda, reinicia a respiração, torna a adormecer, mais uma vez pára de respirar, e assim por períodos sucessivos ao longo da noite… Imagine o cansaço de uma noite assim…
Para além da alteração da qualidade de vida , há também riscos durante a noite: cada vez que a respiração pára, o nível de oxigénio no sangue baixa e o músculo do coração tem de trabalhar intensamente, levando a um aumento da tensão arterial e por vezes graves arritmias cardiacas durante a noite.
Não quero afirmar que a Srª. não sabe o que diz, mas que é muito discutivel se é o excesso de peso e a alimentação feita durante a vida que provoca esses e outros graves problemas, ou se serão os fármacos que os irão resolver independentemente dos nutrientes ingeridos. Percebem?
A verdade é que os fármacos fazem muita falta para combater imediatamente os sintomas provocados pelas carências alimentares de uma vida, mas utilizando os nutrientes certos com os fármacos certos (estes, apenas quando estritamente necessários, como situações de emergência) bem administrados, os resultados são surpreendentes, duradouros e não têm efeitos colaterais, como o uso abusivo de drogas quimicas ou naturais para combater seja o que fôr (e é preferivel confiar mais nas drogas quimicas, por os seus efeitos terem sido estudados mais em pormenor). E cuidado que começa o Verão, que é sinal das dietas "loucas", dietas com medicamentos, dietas com produtos "milagrosos", etc. Se pensa perder peso e medidas de uma forma segura, saudável e duradoura informe-se bem( estarei disponivel , dentro do possivel), e não se deixe influênciar por soluções "fáceis", rapidissimas e demasiado atractivas, tenha bom senso pela sua Saúde ! Que deveria ser o nosso maior bem , mas que só se preocupamos com ele quando o estamos a perder. E existem "truques" para fazermos aquilo que mais gostamos de fazer, sem termos as consequências "normais" de certos excessos. Acreditem que os nutrientes por vezes só não fazem milagres, porque já se sabe o que irão fazer (senão era mesmo um milagre). A verdade é que a maioria de nós, até somos mais ou menos inteligentes, e quando sabemos aquilo que pensamos que sabemos, só admitimos aquilo que pensamos que outros pensam saber melhor, do que nós pensamos que sabemos. Provávelmente não irei colocar aqui mais artigos nos próximos tempos, mas tentarei na medida do possivel esclarecer qualquer tópico solicitado. Mas tambem já têm muito para tentar conhecer, não se esqueçam sempre de ver o artigo " simples dobrar tee-sheart´s ", e lembrem-se que as coisas só se tornam complexas quanto não queremos adquirir a capacidade de as tornar simples, pois até o Q.I. é possivel de ser "esticado" com os nutrientes certos. E esta hein ?
10 Comments:
Vim retribuir a visita e muito adequadamente dei com um post sobre o sono. É que, o que a hora explica, estou perdida do dito.
Voltarei amanhã com mais calma.
Até lá, boa noite.
Venho igualmente retribuir a visita.
Aproveito para dizer que a àrea da saúde me diz muito, estou a especializar-me em psicologia da saúde, como tal logo à partida identifiquei-me com os conteúdos deste belo blog, voltarei mais vezes.
Marta
Olá
Não sei quem foi a médica, mas possivelmente a mesma que me disse que os niveis de apneias que fazia ( ou faço ) teriam que levar a uma intervenção cirurgica de médico conceituado ( otorrino ). Feito isso, a verdade é que passado pouco mais de um ano volto ao mesmo. cansaço derivado da apneia do sono
Continue
Fernando ( Herbalife )
Resposta ao Sr. Fernando, não percebi se fez a intervenção cirurgica e voltou ao mesmo ou o que foi, e outra coisa não apago desta vez o comentário, mas este blog, não é para fins publicitários, conforme deverá compreender.
Owa,
Obrigado pela visita.
Li com atenção o que escreveste. Obrigado :o)
Um bom fim de semana :o)
A Taberna dos Inconformados já abriu! Venha tomar um copo connosco e também mostrar-nos as suas ideias e opiniões!
Saudações!
Olá,
A Apneia do Sono deve-se a um problema físico. De facto, actualmente as operações estão postas de lado. De imediato, e até melhores resultados com outros meios, existem máquinas específicas que, ao detectarem que o ar não entra nos pulmões, força-o até desobstruir o obstáculo e passar para os pulmões. A chamada máscara para a apneia do sono (normal ou de tipo "tromba de elefante".
Emagrecer ou não aumentar de peso ajuda: o diafragama não encontra um obstáculo (barriga grande) e os pulmões podem ventilar melhor.
E não é só o sono (pode-se morrer, ficar parcialmente paralizado, sofrer um desastre automóvel, etc.): é também a memória/raciocínio que fica afectado, a aptência sexual, etc.
Eu tenho e sei do que falo. Também é de referir que as paragens respiratórias são frequentes. Com apneia do sono, essas paragens são em número superior a 10, durante 1 hora.
A depois, LFO
Resposta aanónimo :
De facto você tudo aquilo que disse tem razão, mas para resolver a apneia definitivamente, existem factores a ter em conta , pois tudo tem um principio.Será necessário saber o IMC, mas através de bioimpedância pois a fórmula actualmente vulgarizada só nos dá uma aproximação, saber em que estado estão as consequencias do IMC se que acusar mais que 25. A partir dai é relativamente fácil regular o metabolismo de forma eficáz, e sem intervenções cirurgicas e sem drogas sejam estas quimicas (mais eficazes a curto prazo, sabendo de antemão algumas consequencias a médio e longo prazo), ou naturais que podem ter consequencias imprivisiveis a médio prazo. Pois acredite que com os nutrientes certos resolve-se e/ou ajuda-se a resolver a maioria, se não todas as patologias declaradas. A "barriga " grande de facto não é só sinónimo de um IMC elevado mas se no homem fôr maior que 102 e mulher 88 cm,. garantidamente que já sofre de disturbios acentuados.
Outra coisa muito importante: A apneia de sono é uma perturbação caracterizada por paragens respiratórias com duração superior a 10 segundos que se repetem durante a noite e é significativa se acontecer mais de cinco vezes por hora.
Ora você diz-me que tem 10 vezes/hora, então você faz a minima idéia do risco que corre?
Já agora um pouco de historia :
A relação entre a obesidade e DRS foi descrita pela primeira vez em 1918, por Sir Willian Osler, que lembrou o personagem de Charles Dickens, o qual era pletórico, roncador e terrivelmente sonolento, apelidado de "John, the Fat Boy", em Pickwuck. Desde então, o tratamento da obesidade nesses pacientes, tornou-se prioridade, até se enveredar por outros caminhos mais lucrativos. A relação é óbvia, à medida que o indivíduo aumenta seu índice de massa corpórea. O seu aporte de oxigénio só pode ser compensado com o aumento do esforço respiratório. O esforço respiratório aumentado, por sua vez, é o grande vilão, perturbador do sono e de toda sua fisiologia.
Em 1972, no entanto, Sadoul e Lugaresi descreveram pela primeira vez a síndrome da apnéia do sono em indivíduos não obesos, fazendo-nos abandonar a obesidade como factor causal único para os DRSs e até fazendo "esquecer" essa causa , alertando-nos para um elemento comum a todos esses pacientes, qual seja, a anomalia do crescimento facial. Assunto íntimo dos ortodontistas, há cem anos, quando Angle, pela primeira vez tentou expandir uma maxila atrésica, que ainda hoje está ausente das nossas aulas de anatomia.
Em jeito de conclusão: Interessa á Indústria da Doença prolongar os estados Patológicos de forma que se torne necessário sempre o uso de fármacos e outras técnicas muito mais lucrativas do que resolver a origem das mesmas. Infelizmente são poucos ainda os médicos que não se querem aperceber disso, pois afinal são "ensinados" de forma cientifica mas no caminho errado.
Enviar um comentário
<< Home