Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

sábado, abril 08, 2006

O Estado da Saúde

O estado da Saúde está Doente
Factos - a maioria da população tem poucos meios financeiros, está envelhecida, só damos valor á saúde, quando já não conseguimos suportar os sintomas e o "sistema" não está preparado para lidar com isto.
Consequências - falta de produtividade geral para os "activos", custos adicionais para o "sistema" e familias, e doenças graves.
Possivéis soluções - reeducar a nossa alimentação, as mentalidades e o própio "sistema".
Como - ao contrário do que pensamos que sabemos, uma alimentação saudável, é muito mais económica e practica, teremos que tentar esquecer o que "sabemos" e pressionar o "sistema".
Resultados prováveis - um maior bem estar geral, ganhos em produtividade e menor custos em geral.

Tudo isto é relativamente simples de concretizar, basta querermos, basta deixar-mos de ser comodistas e conformistas, basta querermos !Pretendo e gostaria, para bem de todos os actuais e vindouros, criar esse "movimento", como ? Com todos os que lerem este artigo, deixarem a sua opinião, sem tabús, sem receio, sem preconceitos, sem hipócrisia, sem mêdo, apenas com o desejo dessa vontade ! Têm coragem ? Então vamos a isso. Eu pessoalmente irei delineando a estratégia consoante o que fôr acontecendo, irá demorar tempo, mas se queremos que o actual e futuro estado das coisas mudem, teremos que começar por nós !


  • E acreditem que não estou a crer ser pretensioso, só que nunca acreditei em impossiveis, nem fui muitas vezes conformista, talvez tivesse sido mais vezes comodista, mas sempre um idealista, que nunca acreditou em impossibilidades, e quem me conhece pessoalmente á muitos anos até pode achar que sou "maluco", ao que sempre respondi que sou, mas á que saber "ser" e saber "saber".

Este artigo foi "inspirado" porque se comemorou ontem o Dia Mundial da Saúde, e continuamos no caminho errado, tanto a nivel de sobrealimentação, como de subalimentação, e em continuar a aliviar sintomas em vez de não os chegarmos a ter.

13 Comments:

Blogger Zig said...

Muito bem, boa iniciativa. Devo confessar que não tenho cuidado nenhum com a minha alimentação! Divorciado como estou, nem casa tenho, alimento-me em cafés e pouco mais. Gozo de boa saúde, penso eu, e como dador de sangue que sou, pelo menos aí faço com alguma regularidade análises ao sangue.
Em minha opinião pode comer-se de tudo, desde que não for em excesso. O segredo está na variedade, aí é que está o meu problema, tenho que mudar, eu sei!

4:49 da tarde  
Blogger Luis Capucho said...

Obrigado por ter sido o primeiro a tomar a iniciativa, tal como disse "o segredo está na variedade", só resta saber qual a melhor variedade para cada um.E evite muitos cafés, pois a médio e longo prazo irão trazer-lhe problemas gástro-intestinais complicados .
Se acha que precisa de energia para o fisico e a mente, contacte-me para o mail, pois não irei aqui dizer-lhe, pois todos os leitores seguintes poderiam seguir a especifidade.

4:54 da tarde  
Blogger RCataluna said...

Caro Luis:

Excelente iniciativa! Sou um defensor da comida macrobiótica. Tenho pena de não conseguir comer mais vezes: lentilhas, soja, arroz e esparguete integral, etc...
Tenho uns quilinhos a mais mas já perdi 15 kg, de forma calma e saudável. A minha perdição era (e ainda é) o pão! Geralmente, só como ao pequeno almoço.
Continuação de bom trabalho!
Abraço

1:40 da tarde  
Blogger Luis Capucho said...

A Rcataluna : O pão não engorada, mas o excesso de pão refinado (branco), contem muitos hidratos de carbono e oleos polinsaturados, que como não permitem uma assimilação lenta no metabolismo irão depositar-se no tecido adiposo.
Mas é muito importante comer muitos hidratos de carbono "bons" (pão escuro, integral). Se me enviar o seu peso, altura, idade, ou melhor se me responder ao que~stionário que tenho algures por aqui, poderei indicar-lhe maneiras de perder peso, ganhar saúde, não ficar com excesso de "peles", e nunca mais voltar ao mesmo, como normalmente acontece a quem faz dietas desiquilibradas, mesmo recomendadas por alguns nutricionistas, e não se lembrem de usar medicamentos e outros produtos milagrosos para perder peso, não é que não percam, mas o que irão perder mais?

2:15 da tarde  
Blogger RCataluna said...

Ok!

9:45 da tarde  
Blogger Luis Capucho said...

Resposta a Luisa : Chegou exactamente aonde eu queria. Sabe porque é que se deve comer mais peixe que carne? Porque contêm (alguns peixes, por sinal os mais caros) ácidos gordos polinsaturados, que regulam o colestrol, e evitam e resolvem os mais variados problemas cardiovasculares, e outros como, varizes, enxaquecas, dores de cabeça, etc.No entanto como temos que alimentar astronautas que permanecem muito tempo fora do planeta, e eles não o podem comer, mas tambem terão que conservar a saúde, utilizam suplementos para garantir uma alimentação altamente saudável. A nossa vantagem é que podemos comer o que eles comem, e o que nós gostamos de comer, eles só o que podem comer.

10:36 da manhã  
Blogger Luis Capucho said...

Luisa, e quanto ao preço de uma alimentação saudàvel, posso-lhe garantir que (mas, para uma pessoa perfeitamente saudável), que com cerca de 120 a 150 € mensais, poderá alimentar-se de um modo perfeitamente saudável, e até cometendo alguns "excessos", conseguindo assim um metabolismo perfeito, aliás depois confirma-se tambem numa estética perfeita.

10:40 da manhã  
Blogger Ricardo said...

de facto concordo.... a nossa Saúde está doente e precisa de tratamento.... Se o Estado tem quota parte de culpa, o português também a tem. Em Portugal não se faz prevenção, não se fazem diagnósticos... As pessoas recorrem ao sistema de saúde qdo já quase não há remédio e é claro que nesses momentos se encarecem os cuidados,,, Se calhar o estado tb deveria providenciar mais os diagnósticos e divulgar a importãncia de os fazer.... População informada é meio caminha andado para facilitar as coisas....

3:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não concordo que a parte monetária tenha "influência" na boa mesa! Salvo raras excepções, pois há quem nem tenha para comprar o pão. Mas há e muitos que preferem dar dinheiro aos filhos, para irem ao MAC e afins comerem hamburguers em vez de terem o "trabalho" de fazerem uma sopinha que alimenta muito melhor! Tudo o que dê menos trabalho as pessoas aderem, não pensam que por aquele dinheiro "só", não podem estar a comer boa coisa, e toca de acompanhar esse hamburguer com uma coca-cola que tambem é excelente, etc, etc, as pessoas só se lembram de santa barbara quando faz trovões e nem aceitam que as ensinemos...Boa semanita

4:58 da tarde  
Blogger Luis Capucho said...

A ELSITA : não poderia estar mais de acordo consigo, mas é a educação que temos e damos. Por isso é que aceitei este desafio comigo mesmo.É muito mais fácil prevenirmos do que depois remediarmos, mas se dissermos a alguem que pensa que sabe, até pode parecer mal.Pois quando estivermos num estado que não aguentamos sintomas (doentes), vamos dar tudo o que temos e ás vezes o que não temos para aliviar rápidamente esses sintomas , não importando o que vier a seguir, dep+ois logo se vê!

7:02 da tarde  
Blogger Ricardo said...

De facto poderemos dizer que mudar não é fácil e por norma a sociedade tem resitência à mudança. Mas só o facto de questionarmos em demasia essa mudança é por si já uma resitência. Por acaso e ainsa bem se há coisa que até temos tido nos últimos tempos é informação. Basta estar atento e ver as qtdds de publicidade que já aparecem em tv e em outdoors e mupies a solicitar ao cidadão que faça prevenção... Tal como diz o ditado "vale mais que prevenir que remediar. Sim é verdade concordo que a informação ainda não é suficiente, mas pelo menos já temos alguma. Ouve-se falar do ratreio do cancro da mama, rastreio do colon, ratreio da próstata, rastreio de cancro da pele, etc etc... e muitas das vezes até se fazem de forma gratuita!.... Agora pergunto eu... será q os portugueses estão sensibilizados para isto? Será que os portugueses ouvem e leêm, mas pensam que só acontece aos outros? A isto chamo resitência.... É q, infelizmnete, não acontece apenas aos outros. Prevenção e ratreio de doenças poderia meio caminho andado (acho) para se poderem curar muitas doenças e de uma forma mais saudável, menos dolorosa e tb menos dispendiosa.... this is my point of view!...

9:32 da manhã  
Blogger Luis Capucho said...

A Ricardo : Infelizmente a maioria da informação que nos é dada, é apenas aquela que interessa dar, isto é, não interessa divulgar que existem forma de resolver a maioria das patologias pela origem, apenas interessa que as pessoas as mantenham, eliminando pura e simplesmente os sintomas, o que é mais rentável, pois até provoca outros. Repare como é possivel manter a saúde dos astronautas por longos periodos?Concerteza que não são com rastreios (o que não sou contra).
Pessoalmente tenho tentado por todos os meios fazer uma divulgação do poder dos nutrientes(Jornais, TV`s, etc e aqui), mas não tem havido feedback, talvez porque a nossa educação foi e é, que só os quimicos resolvem, e quando estivermos doentes é que deveremos dar importância à saúde, e nem interessa se é só para ir aliviando, mas desde que fiquemos um "bocadinho melhorzinhos", já consideramos que é um grande progresso. Atenção que não sou contra a medicina, seja ela qual fôr, pois todas tem o seu lugar (aliás como descrevi num artigo).
Agora vamos lá dizer a uma pessoa que as Diabétes podem-se resolver na origem, dirão logo que é impossivel, porque os médicos dizem isso.Mas quais médicos? Os que trabalham e investigam as causas das doenças, ou aqueles que aprenderam (e muito bem) eliminar os sintomas? Ou vamos lá dizer que um tumor pode-se resolver sem o uso de quimioterapia, iriamos contra tudo o que tem sido montado, como máquina de fazer dinheiro. E agora podemos ver as filas para medicamentos e processos de perder peso e medidas, não importando depois se há ou não consequências disso, logo se vê a seguir o importante é o agora(é o nosso espirito). A verdade é que investimos em tudo, menos em preservar a nossa saúde.

11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ola, o seu blog é muito informativo, continue.. tudo de bom

10:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home