Suplementos de cálcio podem aumentar o risco de Enfarte do Miocárdio em mulheres idosas, segundo uma pesquisa da University of Auckland, na Nova Zelândia, publicada na revista especializada "British Medical Journal". O suplemento de cálcio é, normalmente, prescrito a mulheres em idade pós-menopausa para ajudar a combater a perda de densidade óssea. Estudos anteriores já tinham indicado que o suplemento poderia até proteger contra doenças vasculares ao diminuir os níveis de colesterol. Os investigadores acreditam agora que o suplemento pode aumentar o risco de Enfarte do Miocárdio por acelerar o endurecimento dos vasos sanguíneos. No comunicado publicado no site da universidade, os cientistas dizem ter acompanharam 1.471 mulheres saudáveis, em idade pós-menopausa, durante cinco anos. Todas tomaram suplemento de cálcio ou placebo. Depois de uma análise pormenorizada dos dados, os cientistas confirmaram 36 Enfartes do Miocárdio entre 31 das mulheres que tomaram o suplemento, em comparação com 22 Enfartes entre 21 mulheres que tomaram placebo. As taxas de AVC e morte súbita também foram mais altas entre as mulheres que tomaram cálcio, mas os dados não foram conclusivos. Para o coordenador da investigação, Ian Reid, “parece fazer sentido uma recomendação contra o suplemento de cálcio para mulheres acima dos 70 anos e para aqueles com diagnóstico de doenças cardíacas."
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Este estudo deve ter sido efectuado com um suplemento especifico, de facto o cálcio só por si não provoca efeitos secundários desde que seja em doses corretas para cada pessoa especificamente.
O problema é que cria-se uma bitola igual para todos não verificando que cada caso é um caso, é de lamentar que a grande maioria de excelentes médicos não comtemplem as necessitades de cada metabolismo, tambem porque seria impossivel o tempo a dedicar a cada pessoa.