Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

terça-feira, outubro 20, 2009

Tipos de Diéta

Dieta Vegetariana

Existem hoje, diversos tipos de vegetarianos. Uns comem só vegetais, outros incluem na dieta derivado de produtos animais, ovos ou lacticínios.

Alimentos permitidos: Os alimentos de origem vegetal, são obviamente permitidos e dependendo do grau de vegetarianismo, são permitidos queijos, leite e derivados, ovos e carnes brancas.

Alimentos não permitidos: Carne. Carne vermelha, nem pensar!!

Vantagem: Os riscos de sofrer de doenças cardiovasculares são minimizadas pois, uma dieta sem carne diminui o consumo de gorduras saturadas.

Desvantagem: Neste tipo de alimentação existe um deficiência em cálcio e ferro e B12, que pode ser compensada com a ingestão de suplementos vitaminicos para não ficar anémico. “Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional”, conta o Dr. Alexander.


3. A dieta do Dr Atkins

Esta dieta é conhecida por ser a dietas das proteínas. Restringe o consumo de hidratos de carbono em todas as refeições. Como se perde muito peso, num curto espaço de tempo esta dieta costuma ter muitos seguidores. É um pouco radical ao eliminar os hidratos de carbono, e não se preocupa com a qualidade e quantidade de alimentos ingeridos.

Alimentos Permitidos:
Carnes, aves, peixes, verduras, frutas são muito bem-vindos. A dieta também permite o consumo de ovos e carnes de porco.

Alimentos proibidos:
Todos os hidratos de carbono são proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolos, além das leguminosas como as ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados também devem eliminados do menu.

Vantagem: rápida perda de peso.

Desvantagem: é muito restrita na ingestão de hidratos de carbono, elimina uma fonte importante de energia do organismo. E fica a sobrar a epiderme.

4. Dieta da sopa

Já toda a gente ouviu falar desta dieta à base de sopa de verduras que pode ser consumida à vontade durante todo o dia. A origem deste plano alimentar é desconhecida, mas o resultado é verdadeiro. “A dieta da sopa pode fazer com que perca de três a sete quilos em uma semana. Mas é preciso ter cuidado. Manter uma dieta deste tipo por mais de sete dias pode ser uma agressão enorme ao organismo!

Alimentos permitidos:Além da sopa, permite a ingestão de frutas, como maçãs, melancias, melão, bananas; além de legumes e verduras crus ou cozidos; água e chás à vontade. Nos últimos dias poderá comer frango e bife grelhado.

Alimentos proibidos: 7 dias sem fritos

Vantagem: Uma rápida perda de peso.

Desvantagem: é muito restrita na ingestão de hidratos de carbono , acabando radicalmente com esta fonte de energia do organismo. E pode causar danos irreparáveis no metabolismo

5. Dieta do mediterrâneo

Tem como base o consumo de azeite – criada pelo médico Ancel Keys em 1945 – tem na cozinha do Mediterrâneo a sua grande fonte de inspiração. A alimentação oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.

Alimentos permitidos:
Gorduras monoinsaturadas, ómega 3 (salmão, atum, anchovas, sardinhas), ómega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.

Alimentos proibidos:
Gordura saturadas, carnes vermelhas, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.

Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de cancro retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.

Desvantagem:Desconhecida

6. Dieta ortomolecular

Foi formulada pelo químico americano Linus Pauling. O objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos. “A dieta é interessante porque fornece o corpo com todas as classes de nutrientes.
Alimentos permitidos:
Quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos hidratos de carbono de fonte integral e dá preferência às proteínas com baixo teor de gorduras, como peixes, ave, avestruz e claras de ovos.

Alimentos proibidos:
A alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo.

Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora a pele, o cabelo, as unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento dos intestinos.

Desvantagem: É rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente.

7. Dieta de South Beach

Desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston .Esta dieta é semelhante à do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e tem uma preocupação com a qualidade dos alimentos.

Alimentos permitidos:
Todos os grupos alimentares podem ser consumidos em quantidades moderadas. Os hidratos de carbono de origem refinada devem ser substituídos pelos integrais.

Alimentos proibidos:
Massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e fritos.

Vantagem: é menos severa, contempla todas as categorias alimentares e indica o consumo de produtos saudáveis.

Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, pessoas com problemas renais e ácido úrico não podem aderir à dieta.


8. Dieta programada Lean Body

Indicada somente para quem pratica exercício físico diariamente. Desenvolvida por Cliff Sheats, é o sonho de muita gente. Afinal, o lema é comer mais para emagrecer mais. Tem base a ideia de que para queimar gordura, não devemos fazer uma dieta baixa em calorias. Nesta filosofia, queimar gordura apenas atrasa o metabolismo, e assim perdemos energia e em vez de queimar gordura , queimamos músculo.

Alimentos permitidos:
Hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Tudo é permitido. Em quantidades adequadas, claro.

Alimentos proibidos:
Nenhum tipo de alimento é proibido. As quantidades aumentam a cada semana. Até parece um sonho! Mas tem mesmo de praticar, muito exercício físico.

Vantagem: Como recomenda o aumento de calorias a cada semana, o risco de perda de massa muscular é mínimo e ainda aumenta o metabolismo basal.

Desvantagem: para aderir essa dieta é preciso praticar actividade física com muito afinco, caso contrário o aumento de peso é um dado adquirido.

9. Dieta da combinação de alimentos

Não importa a quantidade, nem a qualidade. O que importa é a combinaçãodosalimentos.

Para o Dr. Herbert, o que importa não é a quantidade, mas sim a combinação, pois quando isso não acontece, toxinas são geradas pelos processos de fermentação, causando assim irregularidades nível de metabolismo e causa obesidade.

Alimentos permitidos:
Todos os alimentos são permitidos.

Alimentos proibidos:
A restrição é a mistura dos alimentos. Não ingerir alimentos ácidos com hidratos de carbono. Assim, não poderá beber um sumo de laranja e comer pão, por exemplo.

Vantagem: não é indicada só para emagrecer. O programa faz uma importante desintoxicação, melhorando o modo de funcionamento do aparelho digestivo.

Desvantagem: a filosofia dessa dieta não se adequa com os nossos hábitos alimentares. “É muito difícil segui-la pois vai contra a nossa cultura”, ressalta o Dr. Alexander.

10. Dieta da pirâmide dos alimentos

A dieta da pirâmide é uma das mais aconselhadas como reeducação alimentar”, conta o autor do livro.

Alimentos permitidos:
Todos são permitidos. O negócio é respeitar a pirâmide. Cada faixa representa um grupo alimentar, sendo que a atividade física é a sua base e os doces estão lá no topo.

Alimentos proibidos:
Nessa dieta não há restrição de nenhum grupo alimentar.

Vantagem: todos os grupos alimentares são consumidos diariamente, o que garante o bom funcionamento do organismo.

Desvantagem: quando bem-feita, não tem desvantagens.