Tipos de Diéta
Existem hoje, diversos tipos de vegetarianos. Uns comem só vegetais, outros incluem na dieta derivado de produtos animais, ovos ou lacticínios.
Alimentos permitidos: Os alimentos de origem vegetal, são obviamente permitidos e dependendo do grau de vegetarianismo, são permitidos queijos, leite e derivados, ovos e carnes brancas.
Alimentos não permitidos: Carne. Carne vermelha, nem pensar!!
Vantagem: Os riscos de sofrer de doenças cardiovasculares são minimizadas pois, uma dieta sem carne diminui o consumo de gorduras saturadas.
Desvantagem: Neste tipo de alimentação existe um deficiência em cálcio e ferro e B12, que pode ser compensada com a ingestão de suplementos vitaminicos para não ficar anémico. “Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional”, conta o Dr. Alexander.
3. A dieta do Dr Atkins
Esta dieta é conhecida por ser a dietas das proteínas. Restringe o consumo de hidratos de carbono em todas as refeições. Como se perde muito peso, num curto espaço de tempo esta dieta costuma ter muitos seguidores. É um pouco radical ao eliminar os hidratos de carbono, e não se preocupa com a qualidade e quantidade de alimentos ingeridos.
Alimentos Permitidos:
Carnes, aves, peixes, verduras, frutas são muito bem-vindos. A dieta também permite o consumo de ovos e carnes de porco.
Alimentos proibidos:
Todos os hidratos de carbono são proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolos, além das leguminosas como as ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados também devem eliminados do menu.
Vantagem: rápida perda de peso.
Desvantagem: é muito restrita na ingestão de hidratos de carbono, elimina uma fonte importante de energia do organismo. E fica a sobrar a epiderme.
4. Dieta da sopa
Já toda a gente ouviu falar desta dieta à base de sopa de verduras que pode ser consumida à vontade durante todo o dia. A origem deste plano alimentar é desconhecida, mas o resultado é verdadeiro. “A dieta da sopa pode fazer com que perca de três a sete quilos em uma semana. Mas é preciso ter cuidado. Manter uma dieta deste tipo por mais de sete dias pode ser uma agressão enorme ao organismo!
Alimentos permitidos:Além da sopa, permite a ingestão de frutas, como maçãs, melancias, melão, bananas; além de legumes e verduras crus ou cozidos; água e chás à vontade. Nos últimos dias poderá comer frango e bife grelhado.
Alimentos proibidos: 7 dias sem fritos
Vantagem: Uma rápida perda de peso.
Desvantagem: é muito restrita na ingestão de hidratos de carbono , acabando radicalmente com esta fonte de energia do organismo. E pode causar danos irreparáveis no metabolismo
5. Dieta do mediterrâneo
Tem como base o consumo de azeite – criada pelo médico Ancel Keys em 1945 – tem na cozinha do Mediterrâneo a sua grande fonte de inspiração. A alimentação oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.
Alimentos permitidos:
Gorduras monoinsaturadas, ómega 3 (salmão, atum, anchovas, sardinhas), ómega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.
Alimentos proibidos:
Gordura saturadas, carnes vermelhas, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.
Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de cancro retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.
Desvantagem:Desconhecida
6. Dieta ortomolecular
Foi formulada pelo químico americano Linus Pauling. O objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos. “A dieta é interessante porque fornece o corpo com todas as classes de nutrientes.
Alimentos permitidos:
Quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos hidratos de carbono de fonte integral e dá preferência às proteínas com baixo teor de gorduras, como peixes, ave, avestruz e claras de ovos.
Alimentos proibidos:
A alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo.
Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora a pele, o cabelo, as unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento dos intestinos.
Desvantagem: É rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente.
7. Dieta de South Beach
Desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston .Esta dieta é semelhante à do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e tem uma preocupação com a qualidade dos alimentos.
Alimentos permitidos:
Todos os grupos alimentares podem ser consumidos em quantidades moderadas. Os hidratos de carbono de origem refinada devem ser substituídos pelos integrais.
Alimentos proibidos:
Massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e fritos.
Vantagem: é menos severa, contempla todas as categorias alimentares e indica o consumo de produtos saudáveis.
Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, pessoas com problemas renais e ácido úrico não podem aderir à dieta.
8. Dieta programada Lean Body
Indicada somente para quem pratica exercício físico diariamente. Desenvolvida por Cliff Sheats, é o sonho de muita gente. Afinal, o lema é comer mais para emagrecer mais. Tem base a ideia de que para queimar gordura, não devemos fazer uma dieta baixa em calorias. Nesta filosofia, queimar gordura apenas atrasa o metabolismo, e assim perdemos energia e em vez de queimar gordura , queimamos músculo.
Alimentos permitidos:
Hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Tudo é permitido. Em quantidades adequadas, claro.
Alimentos proibidos:
Nenhum tipo de alimento é proibido. As quantidades aumentam a cada semana. Até parece um sonho! Mas tem mesmo de praticar, muito exercício físico.
Vantagem: Como recomenda o aumento de calorias a cada semana, o risco de perda de massa muscular é mínimo e ainda aumenta o metabolismo basal.
Desvantagem: para aderir essa dieta é preciso praticar actividade física com muito afinco, caso contrário o aumento de peso é um dado adquirido.
9. Dieta da combinação de alimentos
Não importa a quantidade, nem a qualidade. O que importa é a combinaçãodosalimentos.
Para o Dr. Herbert, o que importa não é a quantidade, mas sim a combinação, pois quando isso não acontece, toxinas são geradas pelos processos de fermentação, causando assim irregularidades nível de metabolismo e causa obesidade.
Alimentos permitidos:
Todos os alimentos são permitidos.
Alimentos proibidos:
A restrição é a mistura dos alimentos. Não ingerir alimentos ácidos com hidratos de carbono. Assim, não poderá beber um sumo de laranja e comer pão, por exemplo.
Vantagem: não é indicada só para emagrecer. O programa faz uma importante desintoxicação, melhorando o modo de funcionamento do aparelho digestivo.
Desvantagem: a filosofia dessa dieta não se adequa com os nossos hábitos alimentares. “É muito difícil segui-la pois vai contra a nossa cultura”, ressalta o Dr. Alexander.
10. Dieta da pirâmide dos alimentos
A dieta da pirâmide é uma das mais aconselhadas como reeducação alimentar”, conta o autor do livro.
Alimentos permitidos:
Todos são permitidos. O negócio é respeitar a pirâmide. Cada faixa representa um grupo alimentar, sendo que a atividade física é a sua base e os doces estão lá no topo.
Alimentos proibidos:
Nessa dieta não há restrição de nenhum grupo alimentar.
Vantagem: todos os grupos alimentares são consumidos diariamente, o que garante o bom funcionamento do organismo.
Desvantagem: quando bem-feita, não tem desvantagens.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home