Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

sábado, janeiro 23, 2010

Marketing vs Fármácias

É impossivel deixar de reparar que as farmácias estão cada vez mais a fazer concorrência a tudo o que nos possa a adquirir bem-estar. Já vendem sapatos, suplementos alimentares e tudo o que nos possa ajudar a sentir melhor. Não é desleal a concorrência com as famosas "ervanárias" que aumentarem em grande numero, até talvez possam ser mais eficientes se quem vende os produtos, tiver a formação adequada para a sua venda.
 Mas o facto é que reduziram as expectativas de vendas por começarem a compreender que os fármacos por si só não será o futuro, dai a antecipação do slogan "...se faz bem a farmácia tem." Embora eu pessoalmente discorde dessa afirmação abusiva. Na verdade começamos a perceber que os fármacos só devem ser utilizados em ultima alternativa e para aliviar sintomas. Apesar de sabermos que o nosso animal de estimação não dever comer os restos de comida dos humanos por reduzir a sua esperança de vida saudável. Mas isso são os animais e nós?

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Artrite Reumatóide

Não posso deixar de mencionar o facto de um ilustre médico o Ex. Dr. Luis Miranda, ter percebido que é na alimentação que se pode prevenir e até resolver determinadas doenças (para mim, apenas disfunções metabólicas), que até á pouco eram consideradas e podem ser congénitas. Afirma ele que "... a diética mediterranica deve acompanhar o tratamento..., por ser rica em ... ". O facto é que a classe médica convencional, começa a perceber que não é a aliviar sintomas que se resolve a origem.
 E mais ainda, já se começa a estudar a inter-acção de fármacos com a alimentação, isto é, há determinados medicamentos que reagem quimicamente, positiva ou negativamente com o que ingerimos.
 No caso da artrite que cada vez há casos de pessoas mais jovens a manifestá-la, deve-se seguir uma diéta adequada a cada caso especifico e de uma forma generalista deve-se fazer uma alimentação saudável. Hoje ainda não se sabe bem a origem deste distúrbio, apenas se reconhece que é por nutrição inadequada,
Intensivos esforços têm falhado para estabelecer que a doença é causada por um agente infeccioso específico, por excesso ou deficiência nutricional, por aberrações metabólicas, por secreções endócrinas defeituosas, ou desequilibradas, por um mecanismo bem definido envolvendo disfunção do sistema nervoso autónomo, ou por somatizações de distúrbios emocionais e da personalidade. As ideias sobre os factos desencandeantes na arterite reumatóide estão actualmente dominadas por conceitos de auto-imunidade, ou pelo menos da função da resposta imunológica na mediação da lesão tecidual. A artrite reumatóide é uma doença de origem auto-imune caracteriza-se por uma inflamação crónica da membrana sinovial, um pequeno saco localizado na face profunda das superfícies articulares.
 Em conclusão pode-se afirmar que com uma alimentação adequada pode-se regenerar esse distúrbio, mas atenção que serão necessários determindos suplementos para cada caso especifico. Já agora saiba tambem, que se tem excesso de peso, resolva-o rápida e eficazmente de forma saudável e económica.