Não posso deixar de mencionar o facto de um ilustre médico o Ex. Dr. Luis Miranda, ter percebido que é na alimentação que se pode prevenir e até resolver determinadas doenças (para mim, apenas disfunções metabólicas), que até á pouco eram consideradas e podem ser congénitas. Afirma ele que "... a diética mediterranica deve acompanhar o tratamento..., por ser rica em ... ". O facto é que a classe médica convencional, começa a perceber que não é a aliviar sintomas que se resolve a origem.
E mais ainda, já se começa a estudar a inter-acção de fármacos com a alimentação, isto é, há determinados medicamentos que reagem quimicamente, positiva ou negativamente com o que ingerimos.
No caso da artrite que cada vez há casos de pessoas mais jovens a manifestá-la, deve-se seguir uma diéta adequada a cada caso especifico e de uma forma generalista deve-se fazer uma alimentação saudável. Hoje ainda não se sabe bem a origem deste distúrbio, apenas se reconhece que é por nutrição inadequada,
Intensivos esforços têm falhado para estabelecer que a doença é causada por um agente infeccioso específico, por excesso ou deficiência nutricional, por aberrações metabólicas, por secreções endócrinas defeituosas, ou desequilibradas, por um mecanismo bem definido envolvendo disfunção do sistema nervoso autónomo, ou por somatizações de distúrbios emocionais e da personalidade. As ideias sobre os factos desencandeantes na arterite reumatóide estão actualmente dominadas por conceitos de auto-imunidade, ou pelo menos da função da resposta imunológica na mediação da lesão tecidual. A artrite reumatóide é uma doença de origem auto-imune caracteriza-se por uma inflamação crónica da membrana sinovial, um pequeno saco localizado na face profunda das superfícies articulares.
Em conclusão pode-se afirmar que com uma alimentação adequada pode-se regenerar esse distúrbio, mas atenção que serão necessários determindos suplementos para cada caso especifico. Já agora saiba tambem, que se tem excesso de peso, resolva-o rápida e eficazmente de forma saudável e económica.