Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

sábado, outubro 24, 2009

Pequeno Almoço

Infelizmente, muitas das nossas crianças continuam a sair de casa de manhãzinha sem comerem um pequeno-almoço com todos os nutrientes necessários.

Ou porque os pais saem mais cedo do que eles para o trabalho e não conseguem regular a refeição; ou porque não existe um hábito ou conhecimento de que um bom pequeno-almoço é a chave-mestra de um novo dia, ou ainda porque as crianças recusam-se a comer.
Primeiro de tudo, é importante que os pais coloquem à disposição da criança/adolescente uma variedade de produtos que garantam uma dose de energia adequada, pois o organismo esteve muito tempo sem “captar” energia e se o jejum se prolongar, ele tende a ir buscá-la às suas reservas (isto é, à energia que tem armazenada, como no fígado, por exemplo).

Mas atenção: energia não é sinónimo de alimentos ricos em açúcar ou gordura, como é o caso das bolas-de-berlim, donuts, palmiers, croissants, bolachas… É importante reter que falamos de uma energia mais ao nível dos hidratos de carbono complexos, como o pão ou os cereais (integrais de preferência).

Deste modo, o pequeno-almoço caseiro do seu filho deve ser uma regra inquebrável e devem estar presentes os seguintes produtos: pão ou cereais; produtos lácteos (leite, queijo e iogurte); fruta ou sumos de fruta (naturais de preferência).

Se fornecer ao seu filho um pequeno-almoço deste género, estará a contribuir para o seu melhor desempenho, pois todo o seu corpo necessita de energia para funcionar a todos os níveis (muscular, intelectual…). Além disso, evitará que o seu filho “acumule” uma fome terrível e que na refeição seguinte coma por duas ou três vezes (o que é péssimo!).

Se não sabe ou não tem como saber se o seu filho “salta” esta refeição tão importante, tenha em atenção se verifica alguns destes comportamentos:

- fadiga;

- visão turva;

- menor capacidade muscular;

- menos rendimento nas tarefas escolares;

- fome em excesso às refeições principais.

- outros distúrbios

Se for o caso, fale com o seu filho abertamente, tente explicar-lhe a importância real do pequeno-almoço e elabore com ele um pequeno-almoço atendendo às regras básicas acima referidas e aos gostos do seu filho.

Pois é de criança que nos tornamos adultos saudáveis. Pois a grande maioria das nossas doenças demoram anos para se começarem a manifestar e quando damos “conta” gastamos muito mais do que se as prevenirmos!