Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

TEMAS DA SAÚDE

Muito se tem debatido, e divulgado sobre temas relacionados com Saúde (e cada vez mais).
Basta-nos ver T.V. 80 % dos anúncios comerciais são de produtos com nutrientes ou agentes activos que prometem aliviar os sintomas das “doenças” mais comuns entre a população.
E até já as companhias de Seguros penalizam (e com alguma razão), quem é propenso ou tem “doenças” como hipertensão, diabetes e obesidade. (estima-se que em Portugal 50.000 pessoas com menos de 30 anos são diabéticos).
Pela ordem acima descrita vou tentar esclarecer os motivos que originam estas e outras Patologias.

-Hipertensão ou tensão alta – Na maioria das pessoas com pressão alta, não existe só uma única causa, são vários factores combinados. Muitos acreditam que é uma doença de “nervos” ou hereditária.
Também existem pessoas com a tensão demasiado baixa, estas têm mais sintomas.
Uma em cada sete pessoas têm hipertensão e estão em risco de sofrer de um enfarto do miocárdio ou um derrame cerebral (AVC).
Não é normal ter sintomas, por isso é uma “doença silenciosa”, a melhor maneira de saber é medi-la pelo menos 3 vezes por ano.
Os Fármacos ou outros agentes activos poderão controlar o problema.
Mas o melhor seria fazer algumas modificações no seu estilo de vida e alimentação.
O que é Hipertensão? - O coração é uma pequena e poderosa Bomba propulsora que fornece em média cerca de 5 L de sangue por minuto ao nosso organismo. O sistema de circulação sanguínea (artérias, veias, capilares e vasos sanguíneo), oferece uma certa resistência à passagem do sangue, por isso quanto mais obstruídas estiverem, maior será a pressão. Essa circulação é essencial para a nutrição (alimentação) e oxigenação de todos os órgãos do nosso organismo. Assim todos precisamos de uma certa pressão que garanta a circulação do sangue.
Quando o coração contrai, produz uma pressão denominada Sistólica (ou máxima); e quando se descontrai, produz a uma pressão mais baixa ou Distólica (ou mínima).
Ambas são muito importantes para determinar o risco de um ataque cardíaco ou um AVC.
A pressão normal de um adulto é cerca de 130/80 mmhg.
Se a pressão estiver persistentemente alta, poderá haver danos nos vasos sanguíneos, ocorrendo o endurecimento das artérias (arteriosclerose), podendo levar prematuramente a um ataque cardíaco ou um AVC.
A pressão aumenta à medida que envelhecemos pelo “entupimento” do sistema sanguíneo, por isso é que “ganhamos” falta de vista, por os olhos terem um grande número de vasos e capilares sanguíneos que são os primeiros a “entupir”.
Normalmente são as pessoas sempre bem dispostas e aparentemente sadias que têm a pressão mais alta.
É um problema cada vez maior, pois traduz-se numa morbilidade e mortalidade crescente, pois não tem sintomas prévios importantes para o portador dar-lhe a atenção que merece, e é perfeitamente evitável e até com qualquer tipo de alimentação desde que haja um balanço nutricional adequado a cada caso.

2 Comments:

Blogger Eli said...

Oi!

:)

3:14 da tarde  
Blogger Pedaços de mim said...

Ola boa tarde.
O assunto por acaso até me interessa muito
Vou passando para ver,

3:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home