Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

quarta-feira, março 01, 2006

Alopecia - Queda de Cabelo
Toda a alteração que afecta o couro cabeludo e os cabelos de uma pessoa, e altere a sua aparência física, pode ter um impacto importante sobre a sua auto-estima e a sua personalidade. A perda de cabelos pode ter sérias consequências emocionais, tanto para homens como para mulheres.
Olhando para a história da humanidade, o homem sempre se preocupou com o cabelo. Além de oferecer a protecção ao crânio contra traumatismos, e radiações solares, os cabelos representam um adorno sexual importante. A adoração aos cabelos atingiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, as classes sociais e a ciência.
Em todos os tempos e culturas, a perda do cabelo afecta o íntimo das pessoas, papiros egípcios com mais de quatro mil anos, já citava a anatomia do couro cabeludo e fórmulas para alopecia.
A perda de cabelos, ou alopecia, é consequência de alterações no folículo piloso. Se as alterações forem transitórias e não destrutivas da matriz capilar, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de feridas ou atrofia, produzindo alopecia permanente.
O assunto é muito complexo e extenso, havendo diversas causas para a queda de cabelos.
Vamos abordar a queda de cabelo partir do eflúvio telógeno (queda intensa de cabelos), uma das queixas mais comuns no consultório. Cada folículo passa através do ciclo do pêlo, 20 vezes durante a vida de um indivíduo.
As Fases do Cabelo (Ciclo Biológico)
A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo contanto com o mundo exterior e o interior do corpo humano. É composta de três camadas celulares. Epiderme Exterior, Derme Intermediária e a Hipoderme que é a camada mais interna.
Os cabelos formam-se na derme. Todo o corpo tem pêlos, com excepção da palma das mãos e das plantas dos pés.
Existem aproximadamente cinco milhões de Folículos Pilossebácios (Estrutura que onde se formam os cabelos) em cada indivíduo.
O ciclo biológico do cabelo é dividido em três fases. Crescimento (Anágena) Catágena (Repouso) e Telógena (Queda).
Cada fase tem um período de duração e um fio de cabelo cresce por um período médio de dois a oito anos, após o tempo máximo de crescimento, a matriz pára de produzir cabelo, desprende-se e desloca-se no sentido da superfície da pele.
No ser humano, cada cabelo está numa fase independente, se todos os cabelos estivessem na mesma fase, a cada final de um ciclo de crescimento haveria uma perda de cabelo total ficando o indivíduo calvo. Até a formação de um novo cabelo (Ciclo Biológico). Oitenta por cento dos cabelos está na fase de crescimento (Anágena), vinte por cento na fase Telógena (Queda), sendo poucos cabelos na fase Catágena (Repouso).
A queda diária normal de cabelos tem uma relação directa com o numero total de cabelos e a duração da fase Anágena.
A perda diária de cabelos é variável entre as pessoas, exemplo: Imaginando que uma pessoa tenha cem mil fios de cabelos e que seu Anágeno dure três anos, significa que a cada três anos a pessoa troca todos os seus cabelos, tendo uma queda média de cem fios por dia.


A composição química do cabelo:
Carbono - 45%
Hidrogénio – 7%
Oxigénio - 28%
nitrogénio - 15%
Enxofre – 5%


E outros elementos como Ferro, Cobre, Zinco, Iodo, vinte tipos diferentes de aminoácidos, proteínas, lipídios e água.
As fibras do cabelo são conectadas entre si através do aminoácido Cistina, que faz com que o cabelo não se dissolva na água.
O cabelo é dividido em duas partes, a parte interna, localizada na Derme, onde ocorre a formação, nutrição e crescimento do fio. Parte externa (visível) do fio localizado na Epiderme que se projecta para fora dando moldura ao rosto.

Fase Anágena (fase do crescimento):
Nesta fase, a duração da actividade dos folículos varia conforme a raça, de região para região, a estação climática e a idade. A fase anágena dura de 3 a 7 anos. No couro cabeludo dos humanos, 80% a 90% dos folículos estão nesta fase, que vem seguida por uma fase transaccional, relativamente curta.
Fase Catágena:(Repouso)
Esta fase tem uma duração de duas semanas, e nela se encontram 1% dos folículos.
Fase Telógena: (Queda)
20 % dos folículos estão nesta fase. É considerado normal a perda de até 100 fios por dia. Acima disso, recomenda-se uma investigação.
Eflúvio Telógeno
O termo eflúvio telógeno significa a eliminação de cabelos em clava que se segue à precipitação prematura dos folículos anágenos em telógena. Um processo que ocorre como resposta dos cabelos a muitos tipos diferente de stress como, por exemplo:
Febre
parto prolongado ou difícil.
operações cirúrgicas.
hemorragias (inclusive doação de sangue).
redução severa súbita da ingestão alimentar (dieta violenta).
stress emocional, inclusive devido à viagens aéreas prolongadas.
quando a pílula anticoncepcional é descontinuada após ter sido tomada por muito tempo.
Medicamentos também provocam queda de cabelo.
Alterações hormonais
Doença venérea
Doenças Metabólicas
Doenças Infecciosas
Doenças Inflamatórias
Neoplasias (Câncro)
Doenças hereditárias
As alterações do cabelo podem ser as mais variadas como:
Mudanças:
Na cor
Na Estrutura
Consistência
Aspecto
Queda
Até a destruição total do Folículo Piloso

Características
Afecta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada.
O Paciente nota a perda aumentada na escova ou pente, e durante a aplicação do shampô .
A perda varia de menos de 100 a mais de 1000 fios por dia
Se o stress não for repetido, o recrescimento completo, espontâneo, dará-se, invariavelmente, dentro de poucos meses.
Frequentemente, as mulheres queixam-se que o comprimento do cabelo nunca volta a ser o mesmo que o presente antes da gravidez.
Febres prolongadas ou altas podem destruir alguns folículos completamente, de modo que apenas uma recuperação parcial é possível.

Com uma dieta equilibrada e controlada, e com o uso de alguns nutrientes directamente aplicados na epiderme, poderão haver resultados superiores a 80 %, mas ainda não existem números fiáveis, apenas se sabe que dá resultado na maioria dos casos e em faixas etárias menores que os 30 anos. E apenas usando Nutrição, pois todos medicamentos químicos e naturais têm princípios activos que por vezes as suas consequências são imprevisíveis

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho interessante a sua forma de encarar as questões da saúde e respectivos agentes. Todos sabemos o enorme e poderoso lobby que se movimenta em redor das doenças mas devoi confessar que acho que para os agentes desta indústria existe muito mais a ganhar com a existência da vacina da SIDA que com os seus paleativos. A empresa que descobrir esta vacina ganhará o dinheiro que quiser, e como os interesses financeiros sempre prevalecem...

12:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em relação à alopécia já vi vários artigos seus sobre este assunto mas nunca uma base alimentar, é capaz de especificar sff.Eu sofro de alopécia e gostaría de adiar, uma vez que resolver me parece impossivel.

12:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Resposta ao 1º anónimo : Se pensar que interessa que morram pessoas em que a maioria e estatisticamente são o "refugo" da sociedade, compreenderá que se fosse publico o antidoto, iria despoletar um precedente, que mais tarde ou mais cedo todos teriam esse "direito".

Ao outro : não poderei especificar porque nem todos temos as mesmas carências nutricionais apesar da alopecia, e seja ela de que tipo fôr ser sempre a falta de um determinado nº de amino-ácidos. Se quizer responder ao inquérito e enviar-mo por mail, terei todo o gosto em o ajudar, mas com a condição de ajudar-me tambem a divulgar os resultados que tiver.

6:08 da tarde  
Blogger Luis Capucho said...

É curioso que mesmo pessoas com necessidades evidentes se limitam a acomodar-se, ó homem responda ao inquérito !

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente a alopécia tem pouco haver coma alimentação, a não ser em casos severos de falta de nutrientes.Se assim fosse, como explicaria as fartas cabeleiras de pessoas com fracas alimentações ou com alimentações pouco cuidadadas e no sentido inverso, pessoas que tendo alimentações saudáveis desenvolvem alopécia. Pois é,acima de tudo a Alopécia (masculina)é essencialmente androgénica,ou seja hormonal. É a enzima 5 alfa-redutase (essa é que a grande malvada para os homens) a principal responsável pela tradicional queda de cabelo nos homens, pois é ela que que vai transformar a testosterona em DHT. É esse processo que vai desencadear a maioria das cálvices do mundo. A ALIMENTAÇÃO PARA O CASO DO CABELO É UM FACTOR, PODE DIZER-SE SECUNDÁRIO. Já viu a quntidade de indivíduos que passam fome e andam mal nutridos e que possuem cabelo.Vá reparando e depois diga-me qualquer coisa.

3:30 da tarde  
Blogger Luis Capucho said...

De facto não se pode provar as verdadeiras causas da Alopecia, mas pessoas mal nutridas com fartas cabeleiras já tem os seus genes definidos e o sue sistema metabólico poderá ter outros distúrbios que não a queda de cabelo. Uma coisa é garantida seja secundário primário ou terciario, tudo aquilo que comermos transforma-se no nosso corpo, e tal como o velho ditado "o que não mata engorda", mas o que engorda vai matando. Em jeito de conclusão, experimente fazer como muitos fizeram, utilize os nutrientes necessários e depois diga ao mundo os resultados.

7:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que ninguém tem dúvidas que o ser humano para se manter saudável (e vivo) tem que ingerir quantidades suficientes de nutrientes, no entanto ao nivel do cabelo, o factor genético é o principal. É uando a testosterona começa a "fluir" no organismo que se vai perceber se temos ou não tendência para a cálvice. Não existem nutrientes, nem alimentações saudáveis capazes de parar a alopécia. Esta é na maioria dos casos devida a factores androgénicos e a processos enzimáticos,essencialmente a transformação de testosterona em DHT, que é feita através da enzima 5 alfa-redutase. Por isso, a solução possivel para travar ou bloquear a queda tem sido básicamente a Finasterida (sei que não gosta de quimicos!), que consegue que a referida enzima não transforme a testosterona em DHT. Ora se esta é a única maneira, ou a maneira mais eficaz do mundo, porque não tentar? Como sabe, questão do cabelo interliga-se com a auto-estima, por isso acho que se deve tentar. Poderá falar nos efeitos secundários, no entanto estes estão bem reportados e sabe-se quais são. Possivel diminuição da líbido ( que acontece em menos de 1%), esperma menos espesso nos primeiros dois meses, voltando depois ao normal, possivel dor testicular que acontece esporádicamente durante os primeiros tempos da toma. Estes são os efeitos secundários possiveis, mas que muitas vezes não acontecem. É aconselhado também, por precaução, interromper o tratamento qundo se pensa ter um filho (nos E.Unidos não existe esta indicação). Não é, como ve um tratamento tão prejudicial e com efeitos secundários nefastos, pois é tomado por pessoas com problemas especificos da próstata e em doses mais elevadas (5mg). Acho que é uma tentativa bem válida. Mas existe também Saw Palmetto que sendo um tratamento igualmente para a próstata parece que é também um anti-androgénico (digo parece, porque ainda não está confirmado totalmente se funciona do mesmo modo). Não sei se tem ou não queda de cabelo, mas se não tem, sabe tão bem quanto eu que não é devido à sua alimentação (que pode ser a melhor do mundo), mas sim a factores genéticos, pura e simplesmente. Quando se tem problemas de alopécia só há duas soluções: ou se deixa que ela avançe e não se liga, ou tenta-se lutar contra a sua progressão (é uma luta difícil). Os nutrientes podemos tê-los todos em quantidades desejáveis, mas não são eles que vão evitar a queda do cabelo.

11:00 da manhã  
Blogger Luis Capucho said...

Tentando responder : Já vi que é uma pessoa com algum conhecimento em relação á Alopecia, mas se me permite tem um defeito comum, é pensar que pensa que sabe !
O meu filho quando nasceu, todos os médicos afirmaram que a sua Bronquite Crónica Hereditária, apenas poderia-se tentar controlar, as minhas hérnias discais nada havia a fazer a não ser a conformação de que teria que viver com isso, tal como a minha falta de cabelo, de vista, enfim teria que começar a pagar pelo passado e teria de me conformar com isso. Tal como a mãe do meu filho que deveria ter uma cirurgia para lhe retirarem um "quisto", alêm de ter o colestrol completamente descontrolado, tal como a sua depressão.
Mas afinal não foi nem é como afirmavam, e não tenha sequer a menor dívida que os nutrientes têm muito mais poder a médio e longo prazo do que qualquer tipo de quimicos ou mesmos produtos de ervanárias. Infelizmente existem muitas pessoas ainda que acham que não devem divulgar os seus resultados por uma questão de protecção pessoal perante a sociedade. Você por exemplo terá a coragem de resolver esse problema como outras pessoas o fizeram e depois divulgar?

12:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não pense que penso que sei, nada disso. Sou apenas uma pessoa que procura estar informado acerca do que posso e consigo.Deve pensar que ão acredito nos nutrintes ou na sua importância, ou nos produtos naturais e que apenas acredito em quimicos ou fármacos. Nada disso. Sou uma pessoa que percebe como a indústria farmaceutica é agressiva e manipuladora e como a medicina convencional lida um pouco mal com as medicinas ditas "alternativas". Acho que me situo no meio termo. Relativamente aos nutrientes, já disse que são essenciais para a vida, mas também acredito em fármacos manipulados quimicamente. Muito se tem evoluido na medicina no último século nas mais variedades vertentes medicamentosas. Muitos medicamentos hoje tomados são compostos quimicos que têm servido como paleativos e modos de curas das mais diversas doenças e maleitas. Isto parece-me verdade. Como é verdade a existência de alternativas à medicina quimica. Conheço uma pessoa que práticamente só toma medicamentos homeópáticos (para o colesterol, calmantes,...)e diz que funciona. Por isso existem muitas formas e possibilidades de escolher a via que se ppretende. Diz que os nutrientes têm muito mais poder a médio e longo prazo do que qualquer tipo de quimicos ou mesmos produtos de ervanárias e que infelizmente existem muitas pessoas ainda que acham que não devem divulgar os seus resultados por uma questão de protecção pessoal perante a sociedade. Não percebo porque é que alguém há-de ter receio de divulgar as suas experiencias e resultados. Acho que não tem lógica, nem vivemos num periodo de caça às bruxas. Muitas pessoas fazem demonstrações das suas "fés", seja ao nivel alimentar, seja ao nível da mente. Nunca, acho eu, o "natural" e as "psico-filosofias" orientais tiveram tanto sucesso e adeptos no ocidente. Nunca a mente e o corpo tiveram tantas escolhas (resultado evidente da designada globalização).
Relativamente à alopécia,até gostaria que me informasse quais os nutrientes essenciais (mais importantes) que possam ajudar a preservar o cabelo ou a travar a sua queda. E se estiverem ao meu alcance até lhe prometo que os vou ter em especial atenção. E caso veja que tem razão, serei o primeiro a divulgar os bons resultados, pois não sou nada preconceituoso a este nível.

3:24 da tarde  
Blogger Luis Capucho said...

OK, então é assim directa e objectivamente, terá de começar por ter uma boa nutrição interior seguida da parte exterior. Isto é se responder a um pequeno inquérito que tenho no blog, poderei indicar-lhe mais precisamente o que necessita. Senão deverá (e sempre) utilizar um shampô rico em aminoácidos e talvez até um gel mais poderoso, que alêm de servir para o fim do tema em questão tambem serve para cicatrizar e atenuar e/ou resolver a maioria dos problemas da pele (derme,hipoderme e epiderme).
Até...

10:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O inquerito que vi, parece que está mais direccionado para o emagrecimento. Aqui vão asa minhas respostas:
37 anos
1.68
72ks
masculino
actividade regular
Sem qualquer problema ao nível de hipertensão, colesterol ou diabetes
Não tomo qualquer tipo de medicamentação específica para alguma doença (apenas um ou outro comprimido quando estou engripado).
Relativamente ao shampoo rico em aminoacidos poderá indicar-me algúm? Relativamente ao gel mais poderoso é que não percebi bem.

11:30 da manhã  
Blogger Luis Capucho said...

De facto o inquerito émais para conhecer o metabolismo de que necessita de dietas, mas revela de um modo geral como o metabolismo está a funcionar. Falta-lhe o IMC tirado numa farmácia.
Eu Poderei-lhe enviar á cobrança o shampô e o gel. Mas terá que envia-la para o meu mail.
Até...

11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom afinal o obejctivo de tudo isto é conseguir vender shampô e gel "milagrosos"...

2:13 da manhã  
Blogger Luis Capucho said...

Em resposta ao ultimo anónimo.
Um milagre é tudo o que não se consegue explicar de maneira lógica e/ou cientifica. Aqui não é nada disso, é apenas aproveitar o conhecimento adquirido e desenvolvido por cientistas de renome, apenas esses conhecimentos não interessam ser muito divulgados , pois entraria em conflito com a poderosa industria Farmacêutica.

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quais os produtos que juntamente com o shampô diz ser eficaz no combate à alopécia? Obteve-se resultados satisfatórios nas pessoas que indicou o seu método tratamento ou apenas em alguns casos? Gostaria saber também de que marca são esses produtos. Cumps.

6:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dou só uma pista depois tirem conclusões por vocês mesmo.
Produtos Herbalife!
Há algo mais a dizer? Esse Capucho é um triste de um aldrabão e desonesto.
Quem quiser tratar da AAG só existe até ao momento 3 produtos que em conjunto estão comprovados cientificamente a pelo menos estancar o problema que são: Finasterida, Minoxidil e Nizoral.
Procurem na internet que existe vários fóruns de debate sobre o problema da AAG.
Não vão em contos de habilidosos e aldrabões que só querem vender seus produtos da Herbalife.

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

desde o começo da historia homen procura soluçao para os males da humanidade. eu acredito que a genetica e o melhor caminho,vc pode se entupir de remedios que prometao fazer milagre de creser cabelo. olhe para seu pai e veja com ele (é). nao adianta lutar contra a natureza... as pessoas que acha que finasterina e muitos outros irao solucinar soh vai amenizar o inevitavel... a natureza tem um plano e vc acaba seguindo esse curso... portanto soh atraves da genetica sera possivel aproximar um ser humano da prefeiçao estetica que as pessoas sonha.

4:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estou passando por uma situação muito estressante já há um ano. Esta situação piorou e já fazem dois meses que meus cabelos estão caindo muito. Estou literalmente ficando careca. O que me levou a uma dermatologista que me solicitou exames para comprovar que minha queda era mesmo devido ao stress. Os exames, hemograma, HORMÔNIO TIRO-ESTIMULANTE (TSH), que é a Tireoide, GLICEMIA EM JEJUM, que é a Diabetes, FERRITINA, para checar Anemia. Todas estas doenças ou alterações na Tireoide, causam queda de cabelo. Meus exames estavam todos normais. O que prova que o stress é sim um forte desencadeador da alopécia, no meu caso Eflúvio telógeno.
Concordo que a Indústria Farmaceutica é quem sai ganhando com qualquer forma desencadeadora de queda... ela me receitou:

3 Cp ao dia de PANTOGAR
(Comp. Vitamínico)
1 Aplic ao dia de CAPILOS Loção Capilar
(Tônico capilar)

8:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home