Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

terça-feira, julho 29, 2008

Quer um Corpo mais Perfeito?

Tenho escrito de várias maneiras para tentar alertar para sabermos como poderemos manter e até aquirir uma longevidade mais saudável, contudo parece-me que não me tenho feito compreender. Vejamos os factos:
O Mundo Desenvolvido cada vez debate-se mais com os problemas relacionados com o excesso de peso. Hoje em dia gasta-se mais para aliviar sintomas das doenças mais frequentes em vez de eliminar as causas. Só recorremos por vezes aos médicos quando já não nos conformamos com sintomas ou estamos realmente doentes.
Os alimentos que ingerimos cada vez mais têm de ser adulterados para compensar a competividade e os alimentos biológicos são cada vez mais caros.
Cada vez mais preocupamo-nos mais com a estética do que com a própia saude, embora saibamos que até está quase directamente relacionada, por isso cada vez há mais principios activos de várias substâncias a vender que estão a prometer "milagres" para perder peso e medidas.
Bem vou tentar explicar como "funciona" :
A quantidade de energia que ingerimos se fôr maior do que aquela que gastarmos, vai ser armazenada sob a forma de gorduras, mas a quantidade não significa qualidade, isto é, se consumirmos muitos bolos temos uma grande quantidade de energia mas não temos qualidade(faltam os nutrientes). Tal como se tambem ingerirmos pouca quantidade de energia (calorias) iremos perder peso e saude. Dai que deveremos ter cuidado com os produtos "milagrosos",que se estão á venda, é porque são seguros mas não devemos esquecer a qualidade que ou por não sabermos ou outros motivos pode haver problemas a curto, médio e a longo prazo (é um facto).
Hoje em dia existe comida de alta qualidade e de baixas calorias, é muito mais económica, práctica de confecionar e de alta qualidade nutricional, conseguindo-se modelar a estética de um corpo e melhorar o desempenho do metabolismo. É òbvio que cada pessoa poderá ter e tem necessidades nutricionais especificas. Por isso tenho neste blog um pequeno inquérito para quem quer ter um corpo "perfeito" e melhorar a eficiência do mesmo. Agora dou-vos a conhecer um site em portugues elaborado por profissionais altamente qualificados na sua area: http://www.alimentacaosaudavel.org/ , mas de qualquer forma como tudo o que pode ser desejável torna-se sempre um negócio, e neste site tambem existe a publicidade inerente a isso, podem assim sempre pedir a minha opinião porque tambem trabalho com nutrientes para cada caso especifico, embora não gaste em publicidade, prefiro os resultados das pessoas.

segunda-feira, julho 07, 2008

As tardes da Julia

De facto foi interessante hoje ver nesse programa um ex-mecanico reformado e um representante de um Instituto qualquer de coisa naturais. O ex-mecanico afirmava veêntemente que tinha descoberto a cura definitiva para as hemorroidas (até abriu uma ervanária e registou a patente do chá) o outro dizia apenas que não era supresa nenhuma essa cura porque a planta em questão tinha propriedades conhecidas. Em que ficamos ? O Ovo de Colombo, era ,e é fácil? Então o que andam os Governos do Mundo inteiro a fazer? Deixar que se gastem recursos para tirar sintomas? Isto é apenas um exemplo do que se passa no dia a dia, nós acreditamos no que queremos e somos influênciados para isso mesmo. Quando será que começamos a perceber que é aquilo que comemos que nos faz viver com maior ou menor qualidade de vida. Será que inumeros cientistas que trabalham em equipa, têm resultados errados, ou será que andarmos a gastar recursos ,para inventar o que já se sabe, é melhor?

sexta-feira, julho 04, 2008

Para que Serve o Conhecimento?

Sim, para que serve o conhecimento se não o utilizar-mos?
É um pensamento que aqui quero deixar, para que possamos reflectir um pouco.
Aqui tenho recebido os mais variados "pedidos de ajuda", (por e-mail).
Eu sei que não sei tudo, por isso tento saber, mas existe quem procure de forma ineficáz, hoje não há necessidade de inventar o que está inventado, mas ainda á muitos que o fazem por não saber procurar ou por outros interesses. Talvez seja por isso que tenho "ajudado" pessoas que têm depois os resultados pretendidos, e outros não, talvez por formarem ou já terem uma opinião, e acham que devem fazer de outra forma (acho que são inventores da pólvora).
Deveriamos confiar no que merece confiança em termos matemáticos, fisicos e ciêntificos, é òbvio que a nossa "vontade" tambem é muito importante, por isso existem as religiôes, mas se juntarmos tudo garanto que os resultados são sempre muito mais eficazes.
Dou-vos uns exemplos:
Uma pessoa que tinha o colestrol muito elevado (era o principal problema que se queixava, mas tinha muito mais). Essa pessoa não acreditava que com comida resolvia o que andava a tentar resolver á muito tempo com drogas prescritas, apenas lhe disse que não tinha de acreditar, e tambem não precisava de mudar a alimentação normal que tinha, embora fosse aconselhável para ter resultados mais rápidos. Relutante aceitou fazer o que lhe indiquei, passado 3 semanas vei dizer-me que afinal se calhar eram os comprimidos receitados pelo médico é que não permitiam niveis de colestrol aceitáveis, porque deixou de os tomar e por coincidência o que lhe disse para fazer deu resultado!
Sem comentários!
É um exemplo de uma pessoa não acreditar, e nem tem de acreditar, basta utilizar convenientemente.
OUTRO EXEMPLO: Senhora de 38 anos que queria apenas perder 4 kg, e já tinha tentado n diétas sem resultados duradouros. Essa senhora á anos que faz diétas de Verão, sabe aparentemente um pouco de Nutrição em termos de calorias e aportes calóricos, e tem sempre o resultado que pretende fazendo enormes sacrificios de restrição alimentar. Mas os resultados são temporários. Tentei ensinar-lhe que apenas necessita de "afinar" o metabolismo, porque já tem vários problemas potencialmente graves latentes (caroços, má-circulação, problemas de coluna, problemas digestivos etc). Ela "tentou" mas chegou á conclusão que prefere o uso de medicamentos e o sacrificio temporário a ter de tomar um bom pequeno almoço, e usar alguns suplementos alimentares por ser mais rápido perder 4 kg com drogas e sacrificios, a saude quando a perder logo se vê como se fará.
Infelizmente é um exemplo quase tipico das pessoas em geral, para se ter uma reacção é preciso primeiro uma acção, ou seja quando não aguentarmos os sintomas reagimos e tentamos eliminá-los.

Para que Serve o Conhecimento?

Sim, para que serve o conhecimento se não o soubermos utilizar. É um pensamento que devo aqui colocar, pois de facto como sei que não sei tudo, procuro saber, e guardá-lo só para mim não será útil aos outros que por vezes procuram de forma ineficáz. Não é vergonha não saber, talvez seja mais "vergonha" termos "mêdo" de mostrar que não sabemos. Aqui neste blog, tenho recebido os mais variádos "pedidos de ajuda". Alguns seguem o que lhes digo com os respectivos resultados, outros simplesmente por terem opiniões fazem como lhes apetece, e como é òbvio têm os resultados deles, ou seja pouco ou nada. Será que teremos de inventar o que está inventado, ou devemos seguir os passos certos de quem já inventou?

quinta-feira, julho 03, 2008

O nosso corpo é o espelho do que comemos!

Cada vez fala-se mais em vitaminas e nutrientes que a comida fabricada contem. De facto cada vez mais, existe uma necessidade de suplementos, porque a qualidade da alimentação é menor.
Infelizmente a Medicina Oriental ainda se baseia muito no alivio dos sintomas e esquece que é mais eficáz combater a origem em vez de tentar eliminar as consequências, os nossos médicos vulgares ainda não estão preparados (não foram ensinados) para lidar com as causas das origens da maioria das doenças actuais. Já vi médicos a dizer que não se deve beber água e tomar suplementos nutricionais (não conhecem ainda as directrizes da OMS, e induzem pessoas em erro).
Uma alimentação equilibrada é meio caminho para uma longevidade saudável. Não protege de todas as Doenças, mas garante uma maior defesa e redução de factores de risco para muitos distúrbios do nosso metabolismo.
Esta deveria ser uma preocupação actual se quizermos ter mais saude fisica e intelectual, o que contribuirá para um Bem Estar Fisico e Emocional, se o soubermos tambem iremos transmitir aos nossos filhos.

Emagrecer

Como mais um Verão se aproxima, a procura de remediar os kilos acumulados por erros crassos de alimentação, torna-se quase um frenesim.
Emagrecer significa comer com equilibrio de calorias e nutriêntes essências para não se perder saúde. O que tambem não significa de prescindir de alimentos preferidos para chegar ao peso ideal. Tudo o que se deve fazer é ter um equilibrio calorico e nutricional. Se fôr o seu caso, pode sempre pedir-me o meu conselho.