Eric Hoffer
Mundo Alimentar
Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO
Acerca de mim
- Nome: Luis Capucho
- Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal
Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade
quarta-feira, abril 19, 2006
sexta-feira, abril 14, 2006
http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/produtos/teste_come/index.asp
sábado, abril 08, 2006
O Estado da Saúde
Factos - a maioria da população tem poucos meios financeiros, está envelhecida, só damos valor á saúde, quando já não conseguimos suportar os sintomas e o "sistema" não está preparado para lidar com isto.
Consequências - falta de produtividade geral para os "activos", custos adicionais para o "sistema" e familias, e doenças graves.
Possivéis soluções - reeducar a nossa alimentação, as mentalidades e o própio "sistema".
Como - ao contrário do que pensamos que sabemos, uma alimentação saudável, é muito mais económica e practica, teremos que tentar esquecer o que "sabemos" e pressionar o "sistema".
Resultados prováveis - um maior bem estar geral, ganhos em produtividade e menor custos em geral.
Tudo isto é relativamente simples de concretizar, basta querermos, basta deixar-mos de ser comodistas e conformistas, basta querermos !Pretendo e gostaria, para bem de todos os actuais e vindouros, criar esse "movimento", como ? Com todos os que lerem este artigo, deixarem a sua opinião, sem tabús, sem receio, sem preconceitos, sem hipócrisia, sem mêdo, apenas com o desejo dessa vontade ! Têm coragem ? Então vamos a isso. Eu pessoalmente irei delineando a estratégia consoante o que fôr acontecendo, irá demorar tempo, mas se queremos que o actual e futuro estado das coisas mudem, teremos que começar por nós !
E acreditem que não estou a crer ser pretensioso, só que nunca acreditei em impossiveis, nem fui muitas vezes conformista, talvez tivesse sido mais vezes comodista, mas sempre um idealista, que nunca acreditou em impossibilidades, e quem me conhece pessoalmente á muitos anos até pode achar que sou "maluco", ao que sempre respondi que sou, mas á que saber "ser" e saber "saber".
Este artigo foi "inspirado" porque se comemorou ontem o Dia Mundial da Saúde, e continuamos no caminho errado, tanto a nivel de sobrealimentação, como de subalimentação, e em continuar a aliviar sintomas em vez de não os chegarmos a ter.
quarta-feira, abril 05, 2006
Cerebro
No trabalho publicado na revista científica Nature, os investigadores estudaram o desenvolvimento de 307 crianças. Para os cientistas, é a dinâmica de maturação do córtex que faz a diferença: A velocidade a qual essa região ganha espessura e o grau de variação desse espessamento seriam os factores importantes para determinar o QI.
Dentro das crianças estudadas aos sete anos de idade, as mais inteligentes tinham um córtex menor do que as menos inteligentes. No entanto, à medida que as crianças cresciam e acabavam por apresentar um QI maior, o córtex ganhava espessura e atingia o pico do tamanho aos 12 anos.
No caso das crianças que apresentaram um QI menor, esse processo ocorreu de forma diferente: Aos sete anos já tinham um córtex maior e atingiam o pico do tamanho apenas um ano depois, aos oito.
Nos dois casos, com o passar do tempo e a entrada na adolescência, o córtex foi perdendo a espessura. Mas, mais uma vez, a velocidade em que isso ocorreu foi distinta: No caso das crianças mais inteligentes, a perda de espessura ocorreu lentamente, em comparação com as de menor QI.
Em todas as crianças o tamanho máximo do córtex não apresentou grandes alterações (embora o pico tenha ocorrido em idades diferentes) nem pôde ser directamente relacionado ao QI.
Os cientistas acreditam que o desenvolvimento lento do córtex nas crianças mais inteligentes possivelmente dá mais tempo ao cérebro para criar conexões neuronais complexas. A perda mais lenta da espessura do córtex nessas crianças seria explicada pelo facto de o cérebro utilizar mais conexões. Nas crianças com QI mais baixo, o cérebro teria menos tempo para criar as conexões complexas e, desse modo, utilizaria menos “espaço” no córtex. A falta de utilização desse “espaço” explicaria por que nessas crianças o córtex diminui de tamanho com maior velocidade.
COMEÇAR BEM A VIDA
O Homem nasce como um jardim com as plantas já semeadas.
William Blake 1757-1827
Para fetos pequenos, um crescimento de recuperação é fulcral, desde que seja complementado durante o 1º ano depois do nascimento, dando ênfase aos métodos de alimentar e desmamar. Esse periodo critico de desenvolvimento, tanto dentro do útero, como nos primeiros 3 anos de vida, preparam o "ambiente" para o desenvolvimento posterior de : problemas coronários ( cárdio-vasculares ), tensão alta, diabétes e probabilidades de oclusôes vasculares (ataques de coração). O recado a dar ás mulheres é directo : se quer que o seu filho cresça com saúde, então tem de cuidar de sí, antes e durante a gravidez, e ter cuidado não apenas com a sua alimentação, mas tambem com a da criança.De facto não tem interessado muito á indústria da Doença, a divulgação de inumeros estudos ciêntificos, que procuram resolver as causas e origens das patologias, mas apenas divulgar os "avanços" para atenuar e/ou suprimir os sintomas, que depois irão provocar outros. Tal como um estudo e/ou investigação feita pela equipa do Prof. David Barker ( Director Clinico da Fundação Britanica do Coração, Bristish Heart Foundation), e inumeros outros(as) Instituições de Renome, que não vou para já divulgar. Mas todos tambem nos apercebemos, que cada vez mais se fala em nutrientes para cabelos, pele, saúde, etc, etc. O problema é que nem todos temos necessidades iguais, só semelhantes. Basta perguntar a um médico ortodoxo, o que deve comer, para poder ter uma saúde perfeita. Experimente! Provavelmente "atira-lhe" com a roda dos alimentos, ou se estiver mais informado, com uma das várias Piramides dos Alimentos. Mas todos somos unânimes em concordar que a alimentação é a chave para uma maior longevidade saudável, só não "sabemos" como, ou não "fazemos", ou pura e simplesmente pensamos que sabemos porque não cumprimos. Não deixem de ver o artigo " como a alimentação pode fazer da criança um adulto saudável"segunda-feira, abril 03, 2006
PORCOS COM SABOR A PEIXE, e a seguir?
E vamos manter a Asma, nas crianças ?
Tenho tentado chegar a todos os sítios possíveis para tentar demonstrar, que o caminho que estamos a seguir para combater os sintomas, em vez das causas está completamente errado, mas as pessoas que deveriam ser as “certas”, estão como que hipnotizadas na sua pretensa sabedoria, e não se dignam sequer a verificar investigações feitas por inúmeros cientistas de renome, e até o de um prémio Nobel da Medicina (que mais poderia ter, para ter credibilidade ?), porque teriam que aprender quase tudo de novo.
Segundo a minha experiência, é mais fácil ensinar a quem nada sabe, do que a alguém que pensa que já sabe.
Como não irei repetir partes importante do artigo Bronquite, apenas quero que também “passem” por esse artigo.