Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

quarta-feira, abril 19, 2006

"Em tempos de mudança, os aprendizes ganharão a terra, enquanto os sábios, acharão que estão bem preparados para um Mundo que já não existe"

Eric Hoffer

sexta-feira, abril 14, 2006

Apesar de não não conhecer as bases ciêntificas onde este teste foi fundamentado, não deixa de ser curioso e interessante,

http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/produtos/teste_come/index.asp

sábado, abril 08, 2006

O Estado da Saúde

O estado da Saúde está Doente
Factos - a maioria da população tem poucos meios financeiros, está envelhecida, só damos valor á saúde, quando já não conseguimos suportar os sintomas e o "sistema" não está preparado para lidar com isto.
Consequências - falta de produtividade geral para os "activos", custos adicionais para o "sistema" e familias, e doenças graves.
Possivéis soluções - reeducar a nossa alimentação, as mentalidades e o própio "sistema".
Como - ao contrário do que pensamos que sabemos, uma alimentação saudável, é muito mais económica e practica, teremos que tentar esquecer o que "sabemos" e pressionar o "sistema".
Resultados prováveis - um maior bem estar geral, ganhos em produtividade e menor custos em geral.

Tudo isto é relativamente simples de concretizar, basta querermos, basta deixar-mos de ser comodistas e conformistas, basta querermos !Pretendo e gostaria, para bem de todos os actuais e vindouros, criar esse "movimento", como ? Com todos os que lerem este artigo, deixarem a sua opinião, sem tabús, sem receio, sem preconceitos, sem hipócrisia, sem mêdo, apenas com o desejo dessa vontade ! Têm coragem ? Então vamos a isso. Eu pessoalmente irei delineando a estratégia consoante o que fôr acontecendo, irá demorar tempo, mas se queremos que o actual e futuro estado das coisas mudem, teremos que começar por nós !


  • E acreditem que não estou a crer ser pretensioso, só que nunca acreditei em impossiveis, nem fui muitas vezes conformista, talvez tivesse sido mais vezes comodista, mas sempre um idealista, que nunca acreditou em impossibilidades, e quem me conhece pessoalmente á muitos anos até pode achar que sou "maluco", ao que sempre respondi que sou, mas á que saber "ser" e saber "saber".

Este artigo foi "inspirado" porque se comemorou ontem o Dia Mundial da Saúde, e continuamos no caminho errado, tanto a nivel de sobrealimentação, como de subalimentação, e em continuar a aliviar sintomas em vez de não os chegarmos a ter.

quarta-feira, abril 05, 2006

Cerebro

Cientistas do National Institute of Mental Health, dos EUA, publicaram um estudo no qual afirmam não ser o tamanho do cérebro que influi na inteligência de uma pessoa, mas antes a forma como ele se desenvolve.


No trabalho publicado na revista científica Nature, os investigadores estudaram o desenvolvimento de 307 crianças. Para os cientistas, é a dinâmica de maturação do córtex que faz a diferença: A velocidade a qual essa região ganha espessura e o grau de variação desse espessamento seriam os factores importantes para determinar o QI.


Dentro das crianças estudadas aos sete anos de idade, as mais inteligentes tinham um córtex menor do que as menos inteligentes. No entanto, à medida que as crianças cresciam e acabavam por apresentar um QI maior, o córtex ganhava espessura e atingia o pico do tamanho aos 12 anos.


No caso das crianças que apresentaram um QI menor, esse processo ocorreu de forma diferente: Aos sete anos já tinham um córtex maior e atingiam o pico do tamanho apenas um ano depois, aos oito.


Nos dois casos, com o passar do tempo e a entrada na adolescência, o córtex foi perdendo a espessura. Mas, mais uma vez, a velocidade em que isso ocorreu foi distinta: No caso das crianças mais inteligentes, a perda de espessura ocorreu lentamente, em comparação com as de menor QI.


Em todas as crianças o tamanho máximo do córtex não apresentou grandes alterações (embora o pico tenha ocorrido em idades diferentes) nem pôde ser directamente relacionado ao QI.


Os cientistas acreditam que o desenvolvimento lento do córtex nas crianças mais inteligentes possivelmente dá mais tempo ao cérebro para criar conexões neuronais complexas. A perda mais lenta da espessura do córtex nessas crianças seria explicada pelo facto de o cérebro utilizar mais conexões. Nas crianças com QI mais baixo, o cérebro teria menos tempo para criar as conexões complexas e, desse modo, utilizaria menos “espaço” no córtex. A falta de utilização desse “espaço” explicaria por que nessas crianças o córtex diminui de tamanho com maior velocidade.

COMEÇAR BEM A VIDA

O Homem traz com ele para o mundo tudo o que tem ou pode ter.
O Homem nasce como um jardim com as plantas já semeadas.

William Blake 1757-1827

Para fetos pequenos, um crescimento de recuperação é fulcral, desde que seja complementado durante o 1º ano depois do nascimento, dando ênfase aos métodos de alimentar e desmamar. Esse periodo critico de desenvolvimento, tanto dentro do útero, como nos primeiros 3 anos de vida, preparam o "ambiente" para o desenvolvimento posterior de : problemas coronários ( cárdio-vasculares ), tensão alta, diabétes e probabilidades de oclusôes vasculares (ataques de coração). O recado a dar ás mulheres é directo : se quer que o seu filho cresça com saúde, então tem de cuidar de sí, antes e durante a gravidez, e ter cuidado não apenas com a sua alimentação, mas tambem com a da criança.
De facto não tem interessado muito á indústria da Doença, a divulgação de inumeros estudos ciêntificos, que procuram resolver as causas e origens das patologias, mas apenas divulgar os "avanços" para atenuar e/ou suprimir os sintomas, que depois irão provocar outros.
Tal como um estudo e/ou investigação feita pela equipa do Prof. David Barker ( Director Clinico da Fundação Britanica do Coração, Bristish Heart Foundation), e inumeros outros(as) Instituições de Renome, que não vou para já divulgar. Mas todos tambem nos apercebemos, que cada vez mais se fala em nutrientes para cabelos, pele, saúde, etc, etc.
O problema é que nem todos temos necessidades iguais, só semelhantes. Basta perguntar a um médico ortodoxo, o que deve comer, para poder ter uma saúde perfeita. Experimente!
Provavelmente "atira-lhe" com a roda dos alimentos, ou se estiver mais informado, com uma das várias Piramides dos Alimentos. Mas todos somos unânimes em concordar que a alimentação é a chave para uma maior longevidade saudável, só não "sabemos" como, ou não "fazemos", ou pura e simplesmente pensamos que sabemos porque não cumprimos.
Não deixem de ver o artigo " como a alimentação pode fazer da criança um adulto saudável"

segunda-feira, abril 03, 2006

PORCOS COM SABOR A PEIXE, e a seguir?

Criados porcos transgénicos ricos em ómega-3
Estudo publicado na revista Nature Biotechnologym
Uma equipa de investigadores norte-americanos criou porcos transgénicos clonados que, à semelhança de alguns peixes, produzem ácidos gordos insaturados considerados benéficos para a saúde, chamados ómega-3 - refere um estudo publicado pela revista Nature Biotechnology. Para criarem esses animais transgénicos, os investigadores transferiram para o núcleo de células fetais um gene chamado "fat-1", responsável pela produção de uma enzima que transforma em ómega-3 os ácidos gordos ómega-6 (bom para aumentar o colestrol), menos benéficos mas mais comuns. O núcleo daquelas células fetais foi depois substituído pelo de óvulos fecundados, segundo o método clássico da clonagem de animais iniciado em 1966 com a ovelha Dolly. Em 1.633 embriões clonados implantados em porcas, nasceram dez crias vivas, seis das quais portadoras do gene fat-1. Caso esta carne seja autorizada para consumo humano( se fôr lucrativo, não haverá duvida que é), estes porcos poderiam completar os peixes gordos como fonte de omega-3, como o salmão ou o atum, que têm o inconveniente de poderem conter taxas elevadas de mercúrio, disse o principal autor do estudo. Os benefícios do consumo de ómega-3 na mortalidade e nas doenças cardiovasculares foram parcialmente questionados em trabalhos publicados recentemente pela revista médica britânica British Medical Journal. Após a análise de 89 estudos publicados entre 1900 e 2003, Lee Hoper (University of East Anglia, Norwich, Reino Unido) e a sua equipa concluíram que os ómega-3 deviam ser evitados em casos de doenças crónicas como a angina de peito, (mas que pode anular o grande nº de pace-maker`s a "instalar"que seriam necessários, acabar com arritmias triglicéridos, varizes, enxaquecas etc, etc, etc, e mais etc), como o caso de um cliente meu que ficou preocupado de ao fim de muito tempo de espera, o médico disse-lhe que, já não era necessário colocá-lo, porque a angina de peito a tensão e a arritmia estavam estabilizados em valores bastante aceitáveis e já não justificava o implante, por "coincidência "utilizou bastante omega-3 puro, e não "desses" que colocam no leite, no yogurte, mas a seguir devem colocá-lo tambem no toucinho e na entremeada, o que dá jeito, e agora vamos acreditar nos factos ou em teorias baseadas em quê?

E vamos manter a Asma, nas crianças ?

Cada vez temos mais influência dos Media, em temas que farão a diferença na nossa vida, ontem à noite num telejornal, e hoje de manhã, repetiam que mais de 10 % das crianças em Portugal sofrem de asma, e que os sintomas podem ser tratados, exactamente os SINTOMAS. Mas porque é que não divulgam o trabalho feito por inúmeros cientistas que procuram combater as origens das doenças em vez de ir aliviando os sintomas delas e provocando outros? Concerteza que deve ser muito mais lucrativo alimentar a indústria da doença. E QUANDO ATÉ PENSAMOS QUE O QUE SABEMOS JÁ NOS CHEGA, NEM SEQUER VAMOS TENTAR SABER MAIS. Basta ver que os peixes gordos, à uns anos não se deviam comer, e agora já se devem. Isso só se deve porque os “grandes médicos” da Farmacologia, finalmente chegaram à conclusão (à muito tempo conhecida), que os fármacos até se mostravam ineficazes para o alívio de colesterol, e doenças cardiovasculares.

Tenho tentado chegar a todos os sítios possíveis para tentar demonstrar, que o caminho que estamos a seguir para combater os sintomas, em vez das causas está completamente errado, mas as pessoas que deveriam ser as “certas”, estão como que hipnotizadas na sua pretensa sabedoria, e não se dignam sequer a verificar investigações feitas por inúmeros cientistas de renome, e até o de um prémio Nobel da Medicina (que mais poderia ter, para ter credibilidade ?), porque teriam que aprender quase tudo de novo.
Segundo a minha experiência, é mais fácil ensinar a quem nada sabe, do que a alguém que pensa que já sabe.

Como não irei repetir partes importante do artigo Bronquite, apenas quero que também “passem” por esse artigo.

domingo, abril 02, 2006

E passou o dia das mentiras

Talvez ontem todos teriamos gostados de ouvir muitas mentiras, tais como : estamos numa sociedade que sabe encarar o futuro com confiança e tranquilidade, concerteza que no momento ficariamos mais felizes.
Mas não fiquemos frustrados, pois vamos ter mais um ano cheio delas que nos irão fazer crer que tudo vai melhorar, e como disse uma grande amiga minha em http://spaces.msn.com/fatimapb71/blog/ "A esperança é um emprestimo que se pede à felicidade", como tal deveremos tentar acreditar, se não quizermos mudar as coisas. Pois se queremos que as coisas mudem, teremos que começar por nós.

sábado, abril 01, 2006

Hoje e agora....

Enquanto vou beber mais um copo ou dez, vou pensar como vou distribuir dinheiro para saúde e bem-estar, são muitos muilhões de...

Jogo de Fliper`s ?

Sabem o que é um jogo de fliper`s?, um bebé (mal comparado) é semelhante no seu desenvolvimento até ao seu fim de ser vivo. Se antes da concepção (um momento inescritivel), os intervenientes tiverem carências nutricionais, a fertilização, o embrião, enfrentará vários percurso possiveis para tentar sobreviver, o que fará diferença na longevidade depois como adulto, diz a "teoria do historial da vida", isto é, antes da concepção a futura mãe deverá estar mais bem nutrida do que o pai, é ela que irá gerá-lo, e o futuro adulto irá primeiro alimentar-se do que a mãe terá para dar.
Os Fliper`s, a trajéctoria da esfera é mais ou menos aleatória, depende da "habilidade" de marcar pontos, o adulto antes de o ser, depende dos "pontos marcados", "bónus", e "pontos extras", ou está em risco de um "tilt"( problemas cardiovasculares, diabétes, etc, ( e até achamos que é normal, e/ou um azar da vida).
Isto pretende explicar porque é que nem sempre esses problemas, estão directamente relacionados com o excesso de peso e obesidade, ao contrário do que nos querem fazer querer, apesar de serem factores de alto risco e de uma estética cada vez mais procurada.
Enfim, coisas simples, que interessa complicar.

PERCURSOS PARA AS DOENÇAS

Darwin reconheceu que os individuos mais aptos, são os mais bem adaptados
O ambiente interno do feto, estabelece-se através das "respostas" á nutrição feita. As doenças não têm uma causa única. Explo. é necessário o bacilo de koch, para a tuberculose, mas antes dessa descoberta, a doença era e ainda dizem que é, devido a inumeras causas. Mas deve-se sobretudo á resposta imunitária, e consequêntemente, as condições de salubridade e o nivel de vida estão interligados, de modo a não a contrair.