Alimentação e Alteração de Humor
Regra geral, os neurotransmissores são obtidos a partir de aminoácidos, alguns estudos demonstram que a produção e libertação de neurotransmissores no organismo podem ser alterados por certos alimentos, o que significa que afecta a forma como cada pessoa se sente e comporta.
As causas/efeitos são dificíeis de definir, pois a idade, o sexo, medicamentos, etc, vão interagir nas reações quimicas do cerebro.
O chocolate tem um efeito quase instântaneo de actuar como anti-depressivo, porque contem entre outras substâncias quimicas a fenitelilamina e estimulantes como a teobomina e cafeina que aumentam a vivacidade da mente, mas existem outros nutrientes retirados tambem de frutos muito mais eficazes .
As vitaminas do complexo B tambem provocam alterações de humor como a glucose. Se passar longos periodos sem ingerir qualquer alimento, o cerebro compensa a redução dos niveis de glucose, utilizando corpos cetónicos (substãncias resultante da decomposição de gorduras).
Esta reaçãopode provocar uma sensação de exaltação e insónia, sendo uma das razões pela qual o jejum é associado á prática da meditação.
Tomar uma refeição à base de hidratos de carbono quando se está cansado, acalma e induz sono. As pessoas acordam irritadiças por terem um baixo nivel de açucar no sangue. Mas deve-se começar o dia com uma refeição bastante completa e com alguns hidratos de carbono.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home