Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Alimentação e Alteração de Humor

 Os alimentos ingeridos diáriamente afectam bastante o estado de espirito das pessoas. O Cerebro produz substãncias quimicas potentes, chamadas neurotransmissores . São "fabricados" a partir dos nutrientes contidos nos alimentos.
 Regra geral, os neurotransmissores são obtidos a partir de aminoácidos, alguns estudos demonstram que a produção e libertação de neurotransmissores no organismo podem ser alterados por certos alimentos, o que significa que afecta a forma como cada pessoa se sente e comporta.
 As causas/efeitos são dificíeis de definir, pois a idade, o sexo, medicamentos, etc, vão interagir nas reações quimicas do cerebro.
 O chocolate tem um efeito quase instântaneo de actuar como anti-depressivo, porque contem entre outras substâncias quimicas a fenitelilamina e estimulantes como a teobomina e cafeina que aumentam a vivacidade da mente, mas existem outros nutrientes retirados tambem de frutos muito mais eficazes .
 As vitaminas do complexo B tambem provocam alterações de humor como a glucose. Se passar longos periodos sem ingerir qualquer alimento, o cerebro compensa a redução dos niveis de glucose, utilizando corpos cetónicos (substãncias resultante da decomposição de gorduras).
Esta reaçãopode provocar uma sensação de exaltação e insónia, sendo uma das razões pela qual o jejum é associado á prática da meditação.
 Tomar uma refeição à base de hidratos de carbono quando se está cansado, acalma e induz sono. As pessoas acordam irritadiças por terem um baixo nivel de açucar no sangue. Mas deve-se começar o dia com uma refeição bastante completa e com alguns hidratos de carbono.