Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Era uma vez...

  Não sou escritor nem importante, por isso todos me dizem que não devo escrever sobre o que penso.
  Esta história é baseada em factos reais que estão neste momento a acontecer, mas não posso deixar que não se saiba, o que se tenta sempre ocultar quando envolve meios muito poderosos.

Era uma vez, várias opiniões sobre o que se pensava que se sabia.
 Na Época alguns Tribunais das Comarcas eram constituidos por Juizes e Delegados do Ministério Publico, para estagiarem e ganharem experiência com a dificil tarefa de conseguir impor bom senso e Justiça, a quem transgredisse as regras, para que a sociedade fosse próspera e dita civilizada
 Uma dessas vezes em que tiveram de decidir mais uma caso de pretença ameaça a um individuo, que acabou por apenas e apenas conseguir provar que estava traumatizado com outros casos onde se envolveu, e  atabalhoadamente conseguiu convencer o Juiz e o Delegado do Ministério Publico, que era uma pessoa de bem com tudo e com todos! O coitado do réu, a que esse mesmo individuo lhe devia favores e dinheiro, tal como a muitas outras pessoas. Acabou por ser condenado!
 Mas o que estava a ser julgado era se tinha sido ameaçado ou não. (Deveria assim ser, pois foi a acusação!)
 Quer queiramos acreditar, quer não, quando o ser humano simpatiza ou antipatiza com outro, o peso de qualquer decisão é afectado.
 Como o réu acabou por ainda ter de lhe pagar dinheiro, recorreu da sentença baseado na gravação das unicas 2 testemunhas que assistiram a alguma coisa e que o própio individuo as mencionou, como uma delas teve de mentir, porque foram absolutamente contraditórias,o recurso teve de ser aceite.
 Mas o Tribunal ficou rancoroso.
 Pois passado alguns meses, o filho de 10 anos que vivia e tinha sido criado com ele,  foi levado da escola que frequentava pela mãe sem dar ao pai qualquer conhecimento disso . Mas como até sabia os boatos da terra sobre a antipatia do Juiz na dita sentença, foi  informar o Tribunal que o pai era violento para o filho,etc, o que imediatamente de seguida foi proferido um despacho de interdição de poder estar com ele a não ser que fosse com terceiros e na presença destes e sem qualquer tipo de dúvida sobre os terceiros. Até poderiam não estar de acordo em vigiar a presença do pai com o filho.. O pai imediatamente reuniu testemunhas e provas que provavam mais uma decisão precipitadada do mesmo Tribunal. Mas o que acham que o Tribunal fez ? Emitiu outro despacho que não tinha tempo para atendimento e que não havia novos factos, mas como é que sabia se não havia novos factos, se nem queria saber se havia ou não, tinha alguma bola de cristal?
 E isso pelo menos durou seis meses, mas como o pai estava a ser inconveniente, foi acusado de um crime de Difamação por esse mesmo Tribunal, na pessoa do Ministério Pupblico. Talvez assim deixasse de ser no minimo, incómodo, por manisfestar o seu desagrado com o que seriam supostas decisões de bom senso e Justas.

Em jeito de conclusão, até parece uma história da idade Média na época da Inquisição. Na verdade ainda existem Instituições Poderosas o suficiente para serem Intocáveis pelos comuns dos cidadãos. Mesmo que não tenham o minimo bom senso. Sempre eduquei o que pude os meus filhos para perceberem que a liberdade acaba quando interferimos na dos outros, mas sermos acomodados demais pode levar a que outros usem os seus poderes desmesuradamente, de formas questionáveis e até legais, mas serão de formas éticas e de bom senso? Serão os aprendizes que decidem o modo de vida das pessoas ?

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Diz a Constituição da República Portuguesa que os tribunais são independentes e estão apenas sujeitos à Lei. Isto quer dizer que os tribunais ninguém lhes toca e, assim, fazem e interpretam a sua própria lei, independentemente das consequências para as pessoas.

Censura vs Justiça do Tribunal de Reguengos de Monsaraz

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Anti-Oxidantes

 Se nos privarmos de anti-oxidantes seriamos vitimas fáceis de numerosas infecções e cancros em poucos meses. Embora o nosso organismo produza os seus própios anti-oxidantes, precisamos reforçar as nossas defesas ingerindo alimentos que os contenham.
 Os anti-oxidantes protegen-nos contrs os radicais livres, substâncias quimicas que se transformam no nosso organismo como parte do metabolismo e defesa contra bactérias.
 Factores como poluição, doenças, medicamentos e fumo de tabaco, etc, levam o organismo a aumentar a produção de radicais livres.
 As vitaminas E, C e o betacaroteno (forma vegetal da vitamina A) ajudam a neutralizar os radicais livres. Contribuindo assim para retardar o envelhecimento das células e rejenuvesce-las, combatem o cancro e doenças coronárias.
 Existem plantas conhecidas á milénios como o rosmaninho que está associado a religiões por saber-se que ressuscita ! Dai haver poderosos anti-oxidantes que resultam no desaparecimentos de tumores no corpo, ao contrário dos quimicos que destroem as células (como a quimioterapia).
 Quero deixar aqui, que lamento que se continue a "vender" os quimicos em detrimento de combater as origens de inumeras doenças perfeitamente evitáveis e até combatidas de forma eficaz e sem quaisquer contra indicações, deste que se consiga o equilibrio de nutrientes para cada organismo especifico.

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Alimentação e Alteração de Humor

 Os alimentos ingeridos diáriamente afectam bastante o estado de espirito das pessoas. O Cerebro produz substãncias quimicas potentes, chamadas neurotransmissores . São "fabricados" a partir dos nutrientes contidos nos alimentos.
 Regra geral, os neurotransmissores são obtidos a partir de aminoácidos, alguns estudos demonstram que a produção e libertação de neurotransmissores no organismo podem ser alterados por certos alimentos, o que significa que afecta a forma como cada pessoa se sente e comporta.
 As causas/efeitos são dificíeis de definir, pois a idade, o sexo, medicamentos, etc, vão interagir nas reações quimicas do cerebro.
 O chocolate tem um efeito quase instântaneo de actuar como anti-depressivo, porque contem entre outras substâncias quimicas a fenitelilamina e estimulantes como a teobomina e cafeina que aumentam a vivacidade da mente, mas existem outros nutrientes retirados tambem de frutos muito mais eficazes .
 As vitaminas do complexo B tambem provocam alterações de humor como a glucose. Se passar longos periodos sem ingerir qualquer alimento, o cerebro compensa a redução dos niveis de glucose, utilizando corpos cetónicos (substãncias resultante da decomposição de gorduras).
Esta reaçãopode provocar uma sensação de exaltação e insónia, sendo uma das razões pela qual o jejum é associado á prática da meditação.
 Tomar uma refeição à base de hidratos de carbono quando se está cansado, acalma e induz sono. As pessoas acordam irritadiças por terem um baixo nivel de açucar no sangue. Mas deve-se começar o dia com uma refeição bastante completa e com alguns hidratos de carbono.

Álcool : Virtudes e Maleficios

A Moderação é Essêncial !
1 copo de vinho tinto á refeição é benéfico e 1 ou 2 cervejas por semana é o ideal.
Beneficios : O consumo moderado está associado a um menor risco de doenças coronárias em pessoas de idade e pode estimular a boa disposiç~~ao.
Inconvenientes : O excesso pode agravar o mau humor e levar á agressividade, é bastante prejudicial durante a gravidez e quando misturado com certos medicamentos. A Ingestão elevada está associada a um maior risco de certos cancros, pode provocar Gota, Pancreatite, ataque cardiaco e Cirrose, alêm de poder afectar de forma permanente o Figado. ( por isso o aumento do volume da barriga ).
 Em média a ingestão semanal de álcool é de 21 unidades para o homem e de 14 para a mulher (desde que não esteja grávida). Uma unidade corresponde a 10ml  de ácool etilico, o equivalente a um pequeno copo de vinho , 2,5dl de cerveja ou a um a whisky ou Gin.
 Muitos álcoolicos sofrem de malnutrição, porque a grande maioria das suas calorias são provinientes do álcool. Uma diéta pobre agrava os problemas causados pelo álcool para minimizar os riscos, deve-se comer bastante fruta,legumes,peixe e marisco e o pão integral ajuda a proteger contra a cirrose.
 Como as gorduras são mal toleradas quando o figado está inflamado, então deve-se ter uma diéta pobre em gorduras e ricas em hidratos de carbono. A absorção do álcool ocorre entre 15 a 20 min. depois da sua ingestão e o açucar retarda o seu efeito.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Agua

 Cerca de 60 a 70% do peso do corpo de um adulto é constituido por água e só na respiração perde-se cerca de 0,3dl de água por dia. Durante a vida uma pessoa bebe cerca de 40.000 L de água.
 Mas e então as pessoas que raramente bebem água? É óbvio que vão buscá-la aos alimentos ingeridos, mas é uma questão de tempo para começarem a manifestar sintomas como dores de cabeça, dificuldades de concentração, cáculos renais, articulações, envelhecimento prematuro da pele, etc, etc.
 E se bebermos água a mais? A ingestão em excesso é dificil embora possivel, pois é eleminada e elemina toxinas, o pior que pode acontecer em beber muita água num curto espaço de tempo é provocar sintomas semelhantes á embriaguês ( fica-se tonto).
 Infelizmente ainda há médicos que restringem o consumo de água, porque não sabem que se houver carências nutricionais importantes o corpo vai reter a maior parte ingerida. Não á muito tempo, uma cliente minha com cerca de 30 anos foi aconselhada pela sua médica para beber só água se tivesse sede, porque estava a acumular muito peso devido a retenção de liquidos. Eu aconselhei-a então a beber ( o que está establecido) 0,3 dl de água por cada kg de peso corporal, claro que segui um programa de suplementos nutricionais para não alterar muito os seus hábitos alimentares. Em conclusão começou imediatamente a perder cerca de 3/4 kg/mês e adquiriu as medidas certas para a sua estatura, tal como perdeu sintomas de problemas de saude que se começavam a manifestar.
 Mas atenção á qualidade da água!
 Não vou detalhar as composições, mas podem provocar problemas desde infertilidade, Alzheimer, alterar a tensão arterial, etc, etc, por isso deve-se variar a água de consumo, trocar sistemáticamente de marcas engarrafadas ou beber de várias fontes potáveis. E atenção que há marcas nada aconselháveis para quem tem cálculos renais.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Sintetização de Alimentação e Saude

De uma forma clara e objectiva, este tema vai tentar resumir o que todos nós, até inconscientemente todos sabemos. Terá muitos Capitulos para ser mais fácil de consultar.
 O que comemos afecta não só o nosso Bem-Estar do nosso dia a dia mas tambem para moldar a nossa qualidade e esperança de vida.
 Quero assim demonstrar que podemos conseguir profundas alterações ao funcionamento do nosso metabolismo, seja para perder ou ganhar Saúde, dependendo apenas dos nossos hábitos alimentares. E apenas constactando os inumeros factos de centenas de especialistas em Nutrição, Medicina Convencional, Medicinas Naturais e Bio-Moleculares.
 A Nutrição ainda é uma ciência relativamente recente, mas já é mais que óbvio que são muitos os problemas de saúde que a alimentação pode ajudar a evitar e resolver, ao contrário da maioria dos fármacos que servem para aliviar sintomas e até provocar outros.
 Hoje em dia já existe legislação e regulamentação alimentar, para tentar manter alguma qualidade aceitável nos alimentos, pois a maioria já perdeu muitas propriedades por terem de ser fabricados a baixo custo.
Veja-se a maioria da fruta bonita e viçosa, mas sem cheiro e de fraca qualidade nutricional, ou os frangos que crescem em menos de 3 semanas pesando cerca de 1kg, ou ainda os genéticamente modificados. Por isso a extrema importância da suplementação nutricional ! E isto partindo do principio que teriamos um nutricionista a preparar as nossas refeições diárias!
Se repararmos, qualquer produto alimentar de média duração tem mencionado as DDR´s ( Doses Diárias Recomendadas), mas que foram estabelecidas á muitas décadas, hoje as realidades são muito diferentes, mas assume-se convencionalmente o que há muito está ultrapassado !
 Assim como este assunto é de uma enorme complexidade e ainda mais que cada pessoa necessita de DDR´s especificas, consoante a idade, peso, actividade, hábitos alimentares, doenças, etc, etc, vou começar pelo mais simples : a Água

 Será o próximo Capitulo