Mundo Alimentar

Desde tempos longinquos que a natureza nos fornece tudo, para podermos ter uma longevidade saudavel. O Homem sempre procurou o "segredo" de atingir uma longevidade Saudável, buscando na Natureza e em sí própio esse "segredo". Hoje basta-nos aproveitar todo esse manancial de conhecimentos, e saber aproveitá-los. SE OS MÉDICOS DO FUTURO NÃO SE TORNAREM ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO SERÃO OS ESPECIALISTAS EM NUTRIÇÃO OS MÉDICOS DO FUTURO

A minha foto
Nome:
Localização: Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal

Por motivos de Saúde familiares, dediquei-me de corpo e alma à Nutricêutica, procurando tentar saber a razão porque temos doenças e como as resolver de forma eficaz, segura, simples e sem adquirir outras.Tambem procuro a melhor relação possivel preço/qualidade

Number of online users in last 3 minutes

sábado, outubro 24, 2009

Pequeno Almoço

Infelizmente, muitas das nossas crianças continuam a sair de casa de manhãzinha sem comerem um pequeno-almoço com todos os nutrientes necessários.

Ou porque os pais saem mais cedo do que eles para o trabalho e não conseguem regular a refeição; ou porque não existe um hábito ou conhecimento de que um bom pequeno-almoço é a chave-mestra de um novo dia, ou ainda porque as crianças recusam-se a comer.
Primeiro de tudo, é importante que os pais coloquem à disposição da criança/adolescente uma variedade de produtos que garantam uma dose de energia adequada, pois o organismo esteve muito tempo sem “captar” energia e se o jejum se prolongar, ele tende a ir buscá-la às suas reservas (isto é, à energia que tem armazenada, como no fígado, por exemplo).

Mas atenção: energia não é sinónimo de alimentos ricos em açúcar ou gordura, como é o caso das bolas-de-berlim, donuts, palmiers, croissants, bolachas… É importante reter que falamos de uma energia mais ao nível dos hidratos de carbono complexos, como o pão ou os cereais (integrais de preferência).

Deste modo, o pequeno-almoço caseiro do seu filho deve ser uma regra inquebrável e devem estar presentes os seguintes produtos: pão ou cereais; produtos lácteos (leite, queijo e iogurte); fruta ou sumos de fruta (naturais de preferência).

Se fornecer ao seu filho um pequeno-almoço deste género, estará a contribuir para o seu melhor desempenho, pois todo o seu corpo necessita de energia para funcionar a todos os níveis (muscular, intelectual…). Além disso, evitará que o seu filho “acumule” uma fome terrível e que na refeição seguinte coma por duas ou três vezes (o que é péssimo!).

Se não sabe ou não tem como saber se o seu filho “salta” esta refeição tão importante, tenha em atenção se verifica alguns destes comportamentos:

- fadiga;

- visão turva;

- menor capacidade muscular;

- menos rendimento nas tarefas escolares;

- fome em excesso às refeições principais.

- outros distúrbios

Se for o caso, fale com o seu filho abertamente, tente explicar-lhe a importância real do pequeno-almoço e elabore com ele um pequeno-almoço atendendo às regras básicas acima referidas e aos gostos do seu filho.

Pois é de criança que nos tornamos adultos saudáveis. Pois a grande maioria das nossas doenças demoram anos para se começarem a manifestar e quando damos “conta” gastamos muito mais do que se as prevenirmos!

terça-feira, outubro 20, 2009

Tipos de Diéta

Dieta Vegetariana

Existem hoje, diversos tipos de vegetarianos. Uns comem só vegetais, outros incluem na dieta derivado de produtos animais, ovos ou lacticínios.

Alimentos permitidos: Os alimentos de origem vegetal, são obviamente permitidos e dependendo do grau de vegetarianismo, são permitidos queijos, leite e derivados, ovos e carnes brancas.

Alimentos não permitidos: Carne. Carne vermelha, nem pensar!!

Vantagem: Os riscos de sofrer de doenças cardiovasculares são minimizadas pois, uma dieta sem carne diminui o consumo de gorduras saturadas.

Desvantagem: Neste tipo de alimentação existe um deficiência em cálcio e ferro e B12, que pode ser compensada com a ingestão de suplementos vitaminicos para não ficar anémico. “Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional”, conta o Dr. Alexander.


3. A dieta do Dr Atkins

Esta dieta é conhecida por ser a dietas das proteínas. Restringe o consumo de hidratos de carbono em todas as refeições. Como se perde muito peso, num curto espaço de tempo esta dieta costuma ter muitos seguidores. É um pouco radical ao eliminar os hidratos de carbono, e não se preocupa com a qualidade e quantidade de alimentos ingeridos.

Alimentos Permitidos:
Carnes, aves, peixes, verduras, frutas são muito bem-vindos. A dieta também permite o consumo de ovos e carnes de porco.

Alimentos proibidos:
Todos os hidratos de carbono são proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolos, além das leguminosas como as ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados também devem eliminados do menu.

Vantagem: rápida perda de peso.

Desvantagem: é muito restrita na ingestão de hidratos de carbono, elimina uma fonte importante de energia do organismo. E fica a sobrar a epiderme.

4. Dieta da sopa

Já toda a gente ouviu falar desta dieta à base de sopa de verduras que pode ser consumida à vontade durante todo o dia. A origem deste plano alimentar é desconhecida, mas o resultado é verdadeiro. “A dieta da sopa pode fazer com que perca de três a sete quilos em uma semana. Mas é preciso ter cuidado. Manter uma dieta deste tipo por mais de sete dias pode ser uma agressão enorme ao organismo!

Alimentos permitidos:Além da sopa, permite a ingestão de frutas, como maçãs, melancias, melão, bananas; além de legumes e verduras crus ou cozidos; água e chás à vontade. Nos últimos dias poderá comer frango e bife grelhado.

Alimentos proibidos: 7 dias sem fritos

Vantagem: Uma rápida perda de peso.

Desvantagem: é muito restrita na ingestão de hidratos de carbono , acabando radicalmente com esta fonte de energia do organismo. E pode causar danos irreparáveis no metabolismo

5. Dieta do mediterrâneo

Tem como base o consumo de azeite – criada pelo médico Ancel Keys em 1945 – tem na cozinha do Mediterrâneo a sua grande fonte de inspiração. A alimentação oferece pequena quantidade de gordura saturada. A explicação para o emagrecimento é que o azeite faz um equilíbrio com a gordura animal.

Alimentos permitidos:
Gorduras monoinsaturadas, ómega 3 (salmão, atum, anchovas, sardinhas), ómega 6 (óleos de canola, milho, girassol e soja, azeite de oliva, castanhas e nozes), além de frutas cítricas, verduras e até o vinho.

Alimentos proibidos:
Gordura saturadas, carnes vermelhas, doces e açúcares em geral não são proibidos. Mas o consumo é bastante moderado.

Vantagem: protege o coração contra enfartes, diminui o risco de cancro retarda os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumenta a longevidade.

Desvantagem:Desconhecida

6. Dieta ortomolecular

Foi formulada pelo químico americano Linus Pauling. O objetivo é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo controlando a ingestão dos alimentos. “A dieta é interessante porque fornece o corpo com todas as classes de nutrientes.
Alimentos permitidos:
Quase todos os alimentos são permitidos, principalmente os antioxidantes. O programa alimentar substitui os alimentos industrializados pelos frescos hidratos de carbono de fonte integral e dá preferência às proteínas com baixo teor de gorduras, como peixes, ave, avestruz e claras de ovos.

Alimentos proibidos:
A alimentos industrializados, carne vermelha e gema de ovo.

Vantagem: a alimentação é bastante balanceada e abastece o organismo com todos os nutrientes necessários. Além disso, melhora a pele, o cabelo, as unhas, ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora o funcionamento dos intestinos.

Desvantagem: É rejeitada pela classe médica, já que prescreve a utilização de suplementos de vitaminas e minerais diariamente.

7. Dieta de South Beach

Desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston .Esta dieta é semelhante à do Dr. Atkins. A diferença é que restringe a quantidade e tem uma preocupação com a qualidade dos alimentos.

Alimentos permitidos:
Todos os grupos alimentares podem ser consumidos em quantidades moderadas. Os hidratos de carbono de origem refinada devem ser substituídos pelos integrais.

Alimentos proibidos:
Massas, arroz, pães, cereais, doces, além de alimentos gordurosos e fritos.

Vantagem: é menos severa, contempla todas as categorias alimentares e indica o consumo de produtos saudáveis.

Desvantagem: por causa da grande quantidade de proteína ingerida, pessoas com problemas renais e ácido úrico não podem aderir à dieta.


8. Dieta programada Lean Body

Indicada somente para quem pratica exercício físico diariamente. Desenvolvida por Cliff Sheats, é o sonho de muita gente. Afinal, o lema é comer mais para emagrecer mais. Tem base a ideia de que para queimar gordura, não devemos fazer uma dieta baixa em calorias. Nesta filosofia, queimar gordura apenas atrasa o metabolismo, e assim perdemos energia e em vez de queimar gordura , queimamos músculo.

Alimentos permitidos:
Hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Tudo é permitido. Em quantidades adequadas, claro.

Alimentos proibidos:
Nenhum tipo de alimento é proibido. As quantidades aumentam a cada semana. Até parece um sonho! Mas tem mesmo de praticar, muito exercício físico.

Vantagem: Como recomenda o aumento de calorias a cada semana, o risco de perda de massa muscular é mínimo e ainda aumenta o metabolismo basal.

Desvantagem: para aderir essa dieta é preciso praticar actividade física com muito afinco, caso contrário o aumento de peso é um dado adquirido.

9. Dieta da combinação de alimentos

Não importa a quantidade, nem a qualidade. O que importa é a combinaçãodosalimentos.

Para o Dr. Herbert, o que importa não é a quantidade, mas sim a combinação, pois quando isso não acontece, toxinas são geradas pelos processos de fermentação, causando assim irregularidades nível de metabolismo e causa obesidade.

Alimentos permitidos:
Todos os alimentos são permitidos.

Alimentos proibidos:
A restrição é a mistura dos alimentos. Não ingerir alimentos ácidos com hidratos de carbono. Assim, não poderá beber um sumo de laranja e comer pão, por exemplo.

Vantagem: não é indicada só para emagrecer. O programa faz uma importante desintoxicação, melhorando o modo de funcionamento do aparelho digestivo.

Desvantagem: a filosofia dessa dieta não se adequa com os nossos hábitos alimentares. “É muito difícil segui-la pois vai contra a nossa cultura”, ressalta o Dr. Alexander.

10. Dieta da pirâmide dos alimentos

A dieta da pirâmide é uma das mais aconselhadas como reeducação alimentar”, conta o autor do livro.

Alimentos permitidos:
Todos são permitidos. O negócio é respeitar a pirâmide. Cada faixa representa um grupo alimentar, sendo que a atividade física é a sua base e os doces estão lá no topo.

Alimentos proibidos:
Nessa dieta não há restrição de nenhum grupo alimentar.

Vantagem: todos os grupos alimentares são consumidos diariamente, o que garante o bom funcionamento do organismo.

Desvantagem: quando bem-feita, não tem desvantagens.

Inquérito

Luis Capucho 967138070 Reguengos de Monsaraz


I – Identificação pessoal: Data:___/ ___ / ___ Nº: ________

Nome: _________________________________________________________________

Filiação: ________________________________________________________________

Idade: _____ Data Nasc.:_____________ _Telef: ______________

E-mail: _____________________ @ ____

Morada:__________________________________________________________________

Cód.Postal e Localidade:________________________________

Est. civil: ____________________________

Agregado Familiar: _________ Profissão: _______________________ Horário laboral: _____

Habilitações Literárias_____________________ Actividades de lazer:____________________


II – Aspectos gerais:

1. Motivo da Consulta

 Emagrecer  Aumentar o Peso  Terapia Nutricional  Educação Alimentar

 Hipertrofia Muscular

Outro: _____________________________________________________________________________

2. Já fez um regime alimentar personalizado:

 Sim  Não; Se sim:  Acompanhado (por algum especialista) Voluntário

• Resultados:  Perdeu Peso  Não Perdeu Peso  Ganhou peso

3. Evolução do Peso ao Longo da Vida

• Peso Máximo: ____________ Kg Peso haitual: ____________ Kg

• Nos últimos 6 meses:  diminuiu 5 kg ou mais diminuiu entre 2,5 e 5 kg  aumentou entre 2,5 e 5 kg

 aumentou 5 kg ou mais manteve-se relativamente estável

• Circunstâncias Desencadeantes / Agravantes:  Maus Hábitos Alimentares  Problemas de Saúde /Medicação  Sedentarismo Descontrolo Hormonal  Gravidez /Menopausa Obrigações Profissionais  Genética

Alimentação Desequilibrada Outro: ___________________________________

III – Inquérito Alimentar:

1- Dados Pessoais
• Patologias:_____________________________________________________________
2- Antecedentes Familiares
 Patologias:______________________________________________________________
Medicação/suplementação:__________________________________________________
Alergias:_________________________________________________________________
6- Funcionamento intestinal:  Todos os dias  Dia sim, dia não Mais de 2 dias sem evacuar  Outro:__________

IV – Exame objectivo

1. Peso _______ Kg 2. Altura _______ cm 3.Perímetro da Cintura ________ cm

4. Índice de Massa Corporal (IMC):____________kg/m2

5. % Massa gorda:_____________ 6. % Massa magra___________ 7 .Densidade corporal_____________________

1. Ingestão de alimentos

• Lacticínios:_________________________________________________________

• Cereais/ derivados:___________________________________________________
• Peixe/Carne/ovo:____________________________________________________
• Leguminosas:_______________________________________________________
• Gorduras:__________________________________________________________
• Produto Hortofruticulas: _______________________________________________
• Açúcares doces:_____________________________________________________
• Sal (p.pré-confecionados/fast-food):______________________________________
• Métodos de confecção:________________________________________________
• Responsável pelas compras e confecção:___________________________________
• Água e outras bebidas:_________________________________________________
2. Alimentos preferidos:_________________________________________________
Alimentos que não gosta: _________________________ ______________________
3. Nº de refeições:______________________________________________________
4.Alimentação emocional:_________________________________________________
VI – Actividade Física

1. Intensidade da Actividade Diária

 Ligeira  Moderada Intensa

2. Que tipo de actividade pratica  Não Pratica

• Quantas vezes por semana: _____

• O que pratica:  Cardio-Fitness Musculação  Aulas de grupo (Step, Aérobica, Bike, Body-Combat,…)  Yoga Natação  Dança  Desportos de equipa  Bicicleta, step, passadeira (domésticas)  Outros: ________________

3. Nota diferenças no seu corpo ou na roupa  Não  Sim, onde nota mais essas diferenças ____________________________________________________________________

Observações: _________________________________________________________

_________________________________________________________________________


VII – Ingestão alimentar

Levantar ______:______ Deitar ______:______

Refeição Hora Local Alimentos e bebidas consumidos Quantidade

Pequeno-almoço

Merenda da manhã

Almoço

Merenda da tarde

Merenda da tarde

Jantar

Ceia

Modo de Vida

 A partir de hoje vou tentar dedicar-me ainda mais, a tentar ajudar em termos nutricionais que combatam as “doenças”, para quem quiser ter uma melhor e maior longevidade Saudável .

 Tenho alguma pena das pessoas que tenho ajudado com êxito, de não se manifestarem, pois só ajudaria a ter mais credibilidade perante os cépticos que ainda acham que as drogas resolvem tudo. Jamais retirei drogas receitadas, apenas o médico tem esse dever, mas digo sempre que o melhor médico, é sermos nós próprios, pois nós é que nos sentimos. Não estou a afirmar que nós temos de saber medicar-nos, apenas que com o conselho dos especialistas, nós saibamos gerir melhor que ninguém,  como nos sentimos.

A verdade é que hoje tenho o meu filho a viver comigo (tenho o Poder Paternal dele), e vou tentar ganhar a vida economicamente, a divulgar o pouco que ainda sei, mas que ajudará quem quiser a deixar de “sofrer” as consequências do uso abusivo de drogas para o resto da vida (como já estamos a ficar habituados).

O Leite e a Publicidade

Hoje é sabido que a crise atingiu os produtores de leite que vendem o leite a cerca de 30 cêntimos o litro e que não cobre os custos de produção.


Também é “sabido” que o leite supostamente é um alimento rico em cálcio e nutrientes e que ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e outras.

Ora se o Litro de Leite no comprador final é de cerca de 60 cêntimos, depois de vários valores acrescentados como o transporte, envasamento, a adição de suplementos (como o cálcio, vit.D, entre outros) e a distribuição obviamente terá de ser “desdobrado” para garantir margens de lucro.

Em conclusão as propriedades que o leite tinha á mais de 30 anos perderam-se tendo que para isso que acrescentar-se “qualidade”.

Somos o único animal que bebe leite depois de sabermos mastigar (é claro que os animais domésticos o bebem, se lho dermos).

Será muito mais importante usarmos suplementos certificados, para obtermos o cálcio e todos os nutrientes que necessitamos, de acordo com as nossas necessidades especificas e individuais, teremos extraordinários resultados a médio e longo prazo, e será muito mais económico do que andarmos doentes a usar fármacos e a não termos qualidade de vida.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Dia Mundial da Alimentação

 Hoje não pude deixar de escrever algo sobre o que nos pode dar uma longevidade mais Saudável, uma melhor Qualidade de Vida ou seja um melhor Bem-estar.


A verdade que eu constato, é que cada vez temos mais crianças com excesso de peso, mais doenças e uma maior longevidade, mas a que preço?

Todos sabemos "muito", mas porque não aplicamos o que pensamos que sabemos, ou mesmo colocamos em dúvida se o que sabemos é suficiente?

Eu seria apenas mais uma pessoa que talvez me conforma-se com as consequências de uma vida, se não fosse o meu filho ter tido os problemas que teve a nível de saúde.

Hoje em dia não só é importante usar suplementos alimentares mesmo quando temos uma dieta equilibrada, mas é fundamental usar-mos os nutrientes certos, que a nossa alimentação não nos dá. E não quero minimamente afirmar que os nutrientes certos resolvem os problemas de saúde, mas que ajudam  muito, ajudam, que o digam quem os utiliza de forma inteligente, e de acordo com as suas necessidades especificas.

 Muitas vezes deparo-me com mitos que é caro, que é apenas mais um negócio, que faz mal, que …, mas só é dito por quem não experimentou da forma certa, ou por quem ouviu dizer que…

É caso para ponderar, não é?

quinta-feira, outubro 15, 2009

Ouvi dizer que...

Todos nós ouvimos dizer que... e todos os que dizem que... têm a "sua" razão para o afirmar, mas nem sempre possuimos todos os factos para um bom "julgamento" e decidimos conforme as nossas convicções a veracidade das afirmações.
 Agora está na moda a Gripe A, sem pretender atenuar a gravidade do virus que se intoduz 2 dias antes dos 1ºs sintomas e que apenas dura mais 5 dias depois, se e apenas se, não houver complicações no nosso metabolismo. A verdade que todos sabemos é que só vamos ao médico quando não aguentamos sintomas, até ai estatisticamente somos saudáveis (se não tivermos uma ficha clinica). Com efeito pode matar! Eu dei ao meu filho de 10 anos uma vacina ( da estirpe inativa do virus H1N1)para bebés e dou-lhe tambem Ribomunyl para prevenção. É claro que tambem lhe dou os nutrientes para que ele mantenha o sistema imunologico activo, mas mais vale prevenir, não é?
 O Engraçado é verificar o historial desta pandemia, um Sr. Norte Americano detentor da maioria de acções das principais empresas Farmacêuticas e por acaso tambem accionista de vários grupos de hotelaria mundial que tambem por acaso nada tinham de interesses no México a nivel de Turismo e tambem por acaso era um Alto Funcionário do Governo Norte Americano na Area da Defesa que tinha a ver com Investigação de Armas Biológicas, ouvi dizer que tambem comprou acções de Agencias de Informação. Com todas as coincidências o homem até ganhou mais uns trocos e tem feito acções diárias de procura de informação, vacinas, cuidados, enfim aumentou a actividade de inumeras pessoas com gastos e lucros. Desenvolveu a economia! apenas um pequeno exemplo :

29/07/2009
Sanofi paga € 440 milhões pela fabricante de vacinas ShanH

A farmacêutica divulgou que a divisão de vacinas da companhia vai comprar a ShanH, que detém 80% da Shantha Biotechnics, da Merieux Alliance .
A francesa Sanofi-Aventis vai assumir o controle da fabricante indiana de vacinas Shantha Biotechnics. A aquisição, avaliada em € 440 milhões, atribui ao laboratório valor de mercado de US$ 784 milhões. A transação deverá ser concluída antes do fim do terceiro trimestre.

Já agora outro exemplo:
Imunidade jurídica para fabricantes da vacina H1N1
www.forumnacional.net/showthread.php?t...

Lucro a todo custo, mesmo utilizando-se para isso cobaias humanas

A Ministra da Saúde dos EUA, Kathleen Sebelius assinou um decreto que garante a total imunidade jurídica para os fabricantes de vacinas contra a gripe suína em todos os processos criminais que possam originar qualquer ligação da nova vacina contra esta gripe. Além disso, este urgente programa do governo ao custo de 7 bilhões de dólares tenta lançar no mercado a vacina contra o H1N1 antes da alta estação da gripe, que começa no outono, e sem proceder com as usuais medidas de segurança. Trata-se talvez, nesta histeria oficial apoiada pelo OMS, da declaração do vírus H1N1 em pandemia mundial como algo totalmente diferente?
Primeiramente, nem a Organização Mundial da saúde – OMS, nem o Center for Disease Control (CDC) dos EUA, nem qualquer instituto científico apresentaram a prova científica necessária para a existência do alegado vírus Influenza-A-H1N1.
Mas que existe, existe?! Para tal prova seria necessário isolar o vírus segundo critérios científicos, determinar e fotografar com microscópio eletrônico – esse é o procedimento padrão. Mesmo assim ele é usado para alertar mundo afora contra uma “pandemia”.
Realmente é coincidência que o grande fabricante farmacêutico Baxter já tenha requerido a patente para a vacina H1N1, um ano antes que o primeiro caso do suposto H1N1 tivesse sido relatado:

Baxter Vaccine Patent Application (requerimento de patente para vacina) US 2009/0060950 A1. No requerimento lê-se: “… a composição ou agente ativo contém mais do que um antígeno … como Influenza A ou Influenza B, principalemnte escolhidas de um ou mais sub-tipos de gripe humana H1N1, H2N2, H3N2, H5N1, H7N7, H1N2, H9N2, H7N2, H7N3, H10N7, dos sub-tipos de gripe suína H1N1, H1N2, H3N1 e H3N2 assim como sub-tipos de gripe canina e eqüina H7N7, H3H8 ou de sub-tipos de gripe aviária H5N1, H7N2, H1N7, H7N3, H13N6, H5N9, H11N6, H3N8, H9N2, H5N2, H4N8, H10N7, H2N2, H8N4, H14N5, H6N5, H12N5.

E uma Curiosidade Curiosa :
US$ 979 milhões foi o valor da encomenda de vacinas contra o H1N1, feita pelos EUA


A suíça Novartis é o único laboratório no mundo a ter uma vacina contra a Influenza A, a gripe suína, que já vitimou mais de 1,8 mil pessoas no mundo. A companhia espera apenas a aprovação do produto por agências europeias para começar a distribuí-lo.
Agora, a Novartis enfrenta um novo desafio: atender a enorme demanda pelo medicamento. "Nossa capacidade de produção é menor do que o volume de pedidos", diz Andrin Oswald, executivo- chefe da Novartis Vacinas.

O sector, como um todo, vive um boom. Estimativas das indústrias farmacêuticas indicam que a procura por vacinas no mundo deve dobrar até 2016, e grandes empresas farmacêuticas - como GSK e Sanofi-Aventis - preveem que, até 2012, cerca de 10% de seu facturamento virá de vacinas. Em 2006, esse volume não passava de 8%.



Foi uma boa encomenda para todos! PREVENÇÂO!
Em jeito de conclusão, cada vez mais deviamos ter uma educação alimentar para o nosso corpo estar mais protegido das coincidências!! E estarmos mais protegidos das coincidências de Grandes Grupos que gerem a nossa vida, sem nos apercebermo-nos.